quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Lua Nova Sagitário - Alinhemo-nos com o Propósito










A lua nova de Sagitário é no dia 22 às 12:33, poucas horas depois do Sol entrar neste signo.

A Terra é o regente esotérico de Sagitário e por isso, o propósito que encontramos em Sagitário tem de ser trazido e realizado na Terra de uma forma gemeniana, através de uma comunicação amorosa que chegue ao coração de todos.  União de mente e coração pacificada pela experiência da religação. União possível quando começamos a viagem sabendo que a direcção que tomámos nos leva de volta a Casa. E, aceitando a nossa condição humana, vamos limpando a cortina de pó que nos turva e oculta a visão.

No dia 8 de Dezembro Júpiter (planeta regente de Sagitário) em Leão entrará em movimento retrógado, convidando-nos a reavaliar os valores que sustentam a nossa identidade.  Há perguntas que Júpiter retrógado nos convida a fazer: 

- De que forma a minha identidade é uma expressão dos meus valores? Vivo os meus valores? Aquilo que verdadeiramente acredito expande-me ou limita-me?
 
- Desloco-me na vida procurando realizar os meus valores ou, desloco-me na vida fugindo da dor? Caminho no sentido da verdade de quem Sou? Ou, caminho fugindo da dor da mentira?
Também em Dezembro, no dia 23, Saturno ingressará em Sagitário, onde estará um pouco mais de 2 anos. O Céu convida-nos a olhar seriamente para o que acreditamos, estruturar e a responsabilizarmo-nos pelo encontro e realização do propósito da nossa Alma, da nossa Verdade de Ser.


Aproveitemos então a Lua Nova e lancemos as sementes do que realmente queremos Ser.

"O relacionamento do sol e da lua desenrola-se de acordo com um padrão ondulado de aumento e diminuição da luz, ou separação e retorno da lua para o sol. O ciclo começa na lua nova, quando a lua está perdida no brilho do sol." In O ciclo de Lunação - Dane Rudhyar

Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o arquétipo base para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo.

Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar. Como nos diz Rudhyar, "O sol liberta a sua emanação espiritual por ocasião da lua nova". Um novo ciclo de experiência começa, por isso, é um bom momento para rever os nossos compromissos e estabelecer objectivos.

Durante cerca de três dias que antecedem cada lua nova, a fase balsâmica da lua, podemos libertar o excesso de peso que trazemos às costas na nossa "mochila". É uma fase de meditação, de reflexão sobre o que temos que libertar porque não faz falta para o ciclo que se vai iniciar. É como a história do mestre Zen: O mestre Zen está com um novo discípulo a tomar chá. O mestre pega no bule e enche a chávena do discípulo. A certa altura, a chávena já está cheia, começa a verter, e o mestre continua a enchê-la. O discípulo, aflito, grita; "mestre o que está a fazer? a chávena já está cheia, está a transbordar" e o mestre responde; "a tua mente é como esta chávena de chá. Como é que posso ensinar-te alguma coisa se já está cheia?" Só quando vazamos a nossa chávena é que podemos experimentar um novo e delicioso chá.

Assim, a cada lua nova, temos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É altura de lançar sementes.

A lua nova de Sagitário será dia 22 às 12.33 p.m.. É tempo de formular objectivos, lançar sementes, deixar entrar o novo na àrea de vida (casa astrológica) que abre com Sagitário no nosso mapa e em relação aos planetas que trazemos em Sagitário. Este é o momento para escolheres quem queres ser! Utiliza a energia de Sagitário e semeia.

Há variadíssimas formas de formular objectivos, muitas pessoas conhecem os objectivos SMART (específico, mensurável, atingivél, realista e "timed" datado), no entanto, vou deixar-vos algumas chaves para uma boa formulação de objectivos de acordo com a Programação Neuro Linguística.


Um objectivo, para ser bem formulado deve ter em conta algumas “regras” e depois deve ser escrito:


1- Expresso de forma positiva e no presente (o que quero especificamente e não o que não quero)


2- Iniciado e mantido por mim – (de que necessito para o realizar (recursos)? O que impede que o atinja agora (limitações)?


3- Demonstrável através dos sentidos (como é que sei que o objectivo está a ser realizado? – O que ouvirei, sentirei e verei quando o objectivo se concretizar


4- Específico e contextualizado (Quando, onde e com quem estou quando o objectivo se realizar)


5- Ecológico, i.e., congruente com os meus valores e com o meu meio ambiente.


(Podemos fazer uma visualização tendo em conta todas estas “regras”)


Nota: devemos também fazer as 4 perguntas clássicas cartesianas para controlar a ecologia do objectivo:


- O que acontece se atingir o objectivo?

- O que não acontece se o atingir?

- O que acontece se o não atingir?

- O que não acontece se o não atingir?




Vera Braz Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário