domingo, 26 de janeiro de 2014

Lua Nova de Aquário - Dicas e mais dicas


Lua nova de Aquário





A lua nova de aquário será no próximo dia 30 de Janeiro no grau 11 deste signo às 21h40m (hora de liboa).

No mapa desta Lua nova, destaco a T square entre Vénus e Plutão em capricórnio opostos a Júpiter em Caranguejo, quadratura a Úrano em Carneiro. Em especial, a oposição da conjunção Vénus/Plutão em capricórnio a Júpiter em Caranguejo. Positivamente os dois luminares (Sol e Lua) em Aquário fazem um sextil muito construtivo a Úrano (regente de Áquário) em Carneiro. Por isso, cuidado com a intensidade das suas necessidades afectivas, com a necessidade de ter a “verdade”. Reveja os seus valores, reveja as motivações que estão na base dos seus relacionamentos. Liberte-se do medo de ser rejeitado, de carências. Viva os relacionamentos em verdadeira comunhão e partilha. Tenha coragem para ser quem É. Abra-se ao novo e liberte-se da “tradição” que aprisiona.

Inspire-se no Símbolo sabeu do grau 11 de Aquário

“Num momento de silêncio, vem a um homem uma nova inspiração, capaz de mudar-lhe a vida.

Ideia Básica: A necessidade de confiar na inspiração e na orientação interiores no início de novos desenvolvimentos.

Está implicado aqui o valor essencial da atitude de nos mantermos abertos à descida de forças espirituais ou da Alma, em especial quando um novo período de actividade individual está prestes a iniciar-se. O indivíduo não deve depender principalmente das circunstâncias externas, nem de incentivos tradicionais -, e num certo sentido, externos, porque colectivamente formulados. Há um poder criativo interior, um poder que pode ser descoberto, ou melhor, um poder que devemos deixar fluir no cérebro-consciência ou nas mãos que escrevem ou dão formas originais aos materiais.

(…) Refere-se ao ofuscamento da consciência individual por um Poder interno e, não obstante, transcendente.” – Dane Rudhyar – Uma Mandala Astrológica.


Lunação – Ritual

"O relacionamento do sol e da lua desenrola-se de acordo com um padrão ondulado de aumento e diminuição da luz, ou separação e retorno da lua para o sol. O ciclo começa na lua nova, quando a lua está perdida no brilho do sol." In O ciclo de Lunação - Dane Rudhyar

 Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o arquétipo base para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo.

 Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar. Como nos diz Rudhyar, "O sol liberta a sua emanação espiritual por ocasião da lua nova". Um novo ciclo de experiência começa, por isso, é um bom momento para rever os nossos compromissos e estabelecer objectivos.

 Durante os três dias que antecedem cada lua nova, a fase balsâmica da lua, podemos libertar o excesso de peso que trazemos às costas na nossa "mochila". É uma fase de meditação, de reflexão sobre o que temos que libertar porque não faz falta para o ciclo que se vai iniciar. É como a história do mestre Zen: O mestre Zen está com um novo discípulo a tomar chá. O mestre pega no bule e enche a chávena do discípulo. A certa altura, a chávena já está cheia, começa a verter, e o mestre continua a enchê-la. O discípulo, aflito, grita; "mestre o que está a fazer? a chávena já está cheia, está a transbordar" e o mestre responde; "a tua mente é como esta chávena de chá. Como é que posso ensinar-te alguma coisa se já está cheia?" Só quando vazamos a nossa chávena é que podemos experimentar um novo e delicioso chá.

 Assim, na lua nova, temos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É altura de lançar sementes

Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe.

“O período da lua nova pode ser um ponto apropriado para se iniciar novas actividades, promover reorientações pessoais interiores, e tomar novas direcções.

O desafio com que nos confrontamos na lua nova é a expressão da nossa natureza em actividade, principalmente em movimento para fora de nós mesmos em direcção ao ambiente. Isto pode incluir o vislumbre do que desejamos manifestar em nossa vida, a perspectiva do caminho que vamos seguir, tomando as decisões para mudar áreas insatisfatórias de nossa vida e empreender novos começos. É uma fase de renovação, e é esta energia que podemos utilizar para auxiliar as nossas tentativas de mudança.

Esta energia de renovação reflectida pela lua nova irá estimular a área denotada pela casa onde ela está colocada e especialmente qualquer planeta em aspecto, seja natal ou transitório. A energização da casa onde a lua nova está posicionada pode oferecer o potencial de renovação nesta esfera particular da vida, seja de estimulação de acções ou decisões esclarecidas, ou de conscientização do seu significado na vida individuo. (…) A activação dos planetas natais pelos aspectos com a lua nova é muito importante, especialmente os contactos de conjunção, quadratura e oposição, quando as tendências, qualidades e potenciais dos planetas natais envolvidos são activados em vitalidade renovada. Isto pode significar que o planeta é realçado na psique pessoal, movendo-se para o primeiro plano da consciência e tendo o seu papel mais influente ao retransmitir mensagens à consciência ao tentar instigar mudanças necessárias, reequilibrando ou indicando novas direcções, a fim de evocar o seu próprio potencial. (…) A conjunção permite que façamos uma conexão interior mais profunda com o planeta contado, e isto libertará um novo impulso, que vai crescer e emergir lentamente na consciência. (…) Com os aspectos de conjunção formados pelas lunações (lua nova ou cheia), a ênfase é colocada na expressão ou vivência desta energia planetária em especial. (…) O ponto essencial a ser lembrado na fase da lua nova é que o ciclo está sendo renovado; é uma oportunidade para mudar, redireccionar, de clarear as intenções pessoais em relação ao planeta, casa e signo particularmente envolvidos. (…)” In A Rainha da Noite – Explorando a lua astrológica – Haydn Paul

Como fazer?

Mensalmente, depois da lunação (e nunca antes), tem mais ou menos 8 horas para formular os seus objectivos.

Comece por anotar a data e a hora, o signo em que ocorre a Lua Nova, a casa astrológica do seu Mapa Natal em que se dá a Lunação e os aspectos que faz aos planetas do seu Mapa astrológico. (no final do texto, encontra uma brevíssima descrição de cada casa astrológica)

A abundância nasce da gratidão e, por isso, antes formularmos os objectivos de cada lua nova, temos oportunidade de agradecermos o que queremos que termine na nossa vida em relação a essa energia (signo), experiência de vida (casa astrológica) ou parte de nós (planeta). A melhor altura para o fazer, é durante a fase balsâmica da lua, ou seja, nos dois dias e meio que antecedem a lunação. Consciencializamos, reflectindo sobre o que vivemos, o que aprendemos, quais foram os maiores desafios e as maiores conquistas, o que queremos que continue e o que queremos deixar para trás. É um bom momento para reconhecer, aceitar, agradecer e “deixar ir” o que já não contribui para crescer - pensamentos, emoções, ressentimentos, comportamentos, relações, medos, padrões… - e que continuamos a manter na nossa vida. Que tal tirarmos uns minutos e ritualizar o momento? Acendendo uma vela... meditando... orando... escrevendo.... encerrando ciclos. Agradecemos o propósito que teve na nossa vida, e deixamos ir.

Depois da lunação

 É então tempo de criar, formular objectivos, lançar sementes, deixar entrar o novo. Este é o momento para escolher quem quer ser!

Ritualizando o momento

Não se apresse e dedique algum tempo mensalmente para este ritual… o mais importante é consciencializar que está a alinhar-se com o Universo. Por isso, pense no que realmente QUER, no que realmente é importante para o seu caminho, para cumprir o seu propósito. Medite sobre cada objectivo e sinta se está em consonância com o seu ser profundo. Escreva cada um deles (pode mesmo ter um caderno especial que usa só para este efeito). Acenda uma vela. Visualize os seus objectivos, um a um, como se estivessem a acontecer AGORA. Formule os objectivos de acordo com as chaves para uma boa formulação de objectivos. (*)

Aquário – “Eu vejo o todo em movimento” – Impulso para a liberdade, individualismo, diferença (às vezes excentricidade”. Espírito de grupo no sentido da procura de um ideal – o grupo é maior do que a soma de todas as partes. Palavras-chave: Independente, inventivo, visionário, progressista, original, dedicado a uma causa universal.

Imprevisível, rígido, rebelde, radical, excêntrico, individualista, contestatário


(*)

Cinco princípios para o sucesso

1 – Ter um objectivo.

2 – Acção. Obviamente, se soubermos o que queremos mas não agirmos, nada acontecerá.

3 – Acuidade sensorial

4 – Flexibilidade comportamental – ter a capacidade de fazer alterações no próprio comportamento e estado a cada momento.

5 – Operar a partir de uma fisiologia e psicologia de excelência. Pense no que quer, preste atenção à sua mente e tenha a certeza de que a sua fisiologia é poderosa e positiva.


Sempre que estabelecer um objectivo, deve ter em atenção as condições para uma boa formulação de objectivos.

O que é um objectivo?

Um objectivo é um programa neurolinguístico que tem como fim instruir e dirigir o sistema neurológico na realização do acontecimento que se deseja.

Condições para objectivos bem formulados

1-            Expresso de forma positiva

2-            Iniciado e mantido pelo próprio

3-            Descrição específica e sensorial do objectivo e os passos necessários para lá chegar.

4-            Ecológico (congruente, alinhado consigo)

5-            Mais de uma forma de chegar ao objectivo.

6-            Específico e atingível

7-            Aumenta a capacidade de escolha?


Objectivos  SMART

Specific (simple)

Measurable (Meaningful to you)

As if now

Achievable

All Areas of your Life

Realistic

Responsible/Ecological

Timed

Toward what you want


Brevíssimo resumo do significado das Casas Astrológicas para que possa usar a lunação


Casa I (Ascendente) 

(Afinidade natural com o signo Carneiro) descreve o momento do meu encontro com o mundo externo. Este signo fala da minha atitude genérica ao abordar novas experiências, para me afirmar no mundo.

Inícios; aparência física; auto-afirmação; sentido identidade. A minha auto-descoberta e afirmação independente

Casa II

 (Afinidade natural com o 2º signo - Touro) Os recursos internos (auto-valor), segurança material, dinheiro, os valores adquiridos e por adquirir, o que pode ser desenvolvido para melhorar ou assegurar a sobrevivência material. A forma como lidamos e utilizamos os nossos recursos internos e externos.

Dinheiro; recursos; valorização pessoal, material; talentos; auto-sustentação

A segunda casa descreve aquilo que possuímos, os recursos que, quando desenvolvidos, nos darão um sentido de substância, valor, merecimento. Embora a segunda casa seja associada ao dinheiro, interiormente ela está ligada a auto-valor, pois, a forma como nos valorizamos e a nossa relação com o dinheiro têm muito em comum.

Casa III

 (Afinidade natural com o 3º signo - Gémeos) - A comunicação, a escola, o tipo de vida quotidiana, as relações com irmãos e vizinhos, as viagens domésticas, a inteligência concreta, a forma de pensar...

 Comunicação/ambiente do dia-a-dia; relacionamentos próximos; irmãos, Mente; escola; vizinhos; aprendizagem; comunicação; interesses intelectuais; viagens curtas.

Casa IV/Fundo do Céu

 (Afinidade natural com o 4º signo - Caranguejo) O passado, as origens, a família, hereditariedade, inconsciente pessoal, a influência psíquica dos pais (segundo alguns astrólogos representa a herança psíquica do pai; segundo outros, a do progenitor do sexo oposto), a pátria, a vida íntima e o lar...

Família; alicerces e fundações pessoais, casa, inconsciente individual, fundação emocional, passado pessoal, lar – As minhas raízes emocionais, o mais íntimo de mi.

Casa V

(Afinidade natural com o 5º Signo, Leão): - a criatividade, os filhos, os amores, o jogo, o comportamento amoroso, os desportos, as artes, os divertimentos e tudo o que represente a expressão espontânea e criativa da individualidade...

Expressão criativa; filhos, romance, jogo, divertimento; identidade – A minha expressão criativa

Casa VI

(Afinidade natural com o 6º Signo, Virgem): - as tarefas rotineiras do quotidiano, técnicas e metodologias de aperfeiçoamento, ambiente trabalho, a forma de relacionamento com subordinados e pessoal doméstico, saúde, serviço. Área de vida onde precisamos analisar, assimilar e aperfeiçoar de forma a sermos mais produtivos na vida quotidiana

Trabalho, saúde, serviço, técnicas aprimoramento, higiene, rotina, animais domésticos, serviço.

Casa VII

(DC; afinidade natural com o 7º Signo, Balança): - as associações com outra pessoa ou grupos de pessoas, o casamento, parceria amorosa ou de negócios. Poderá indicar o tipo de pessoa por quem nos sentimos atraídos; o segundo filho.

Relação, contratos, sociedades, casamento, inimigos declarados, 2º filho. As minhas relações significativas e parcerias.

Casa VIII

 (Afinidade natural com o 8º Signo, Escorpião): - o inconsciente pessoal, morte e  renascimento -  processos psíquicos de transformação -  bens resultantes de ligações com os outros (o cônjuge), valores dos outros, heranças, sexualidade e tudo o que é oculto.

Morte, transformação, sexo, tabus, valores dos outros, heranças, psiquismo, finanças partilhadas, crises.

Casa IX

(Afinidade natural com o 9º Signo, Sagitário): - o alargamento das fronteiras internas e externas, filosofia, fé, religião, estudos superiores, pensamento abstracto, as viagens ao estrangeiro, os parentes por afinidade, especialmente os cunhados, o segundo casamento.

Filosofia, viagens, ensino superior, religião, dogmas, cunhados, aventura, estrangeiro, expansão horizontes pessoais – a minha visão do mundo.

Casa X

(MC; afinidade natural com o 10º Signo, Capricórnio): - a vida exterior, a herança psíquica da mãe ou pai, as actividades sociais, a obra a realizar, o destino, a carreira profissional, as honras e recompensas pelos esforços investidos, a celebridade...

Carreira, estruturas sociais, juízes, figuras autoridade, realização profissional, normas sociais, destino.

Casa XI

 (Afinidade natural com o 11º Signo, Aquário): - o que fazer para nos tornarmos maiores do que já somos, o alargamento dos "horizontes" através das amizades, grupos, clubes e associações, tudo o que contribui para o crescimento das acções pessoais.

Grupos, amigos, visões e aspirações futuras, partidos políticos, participação social, visões da sociedade, redes, comunicação global.

Casa XII

(Afinidade natural com o 12º Signo, Peixes): - o inconsciente colectivo, o recolhimento físico e psíquico, privações, tudo o que restringe a liberdade pessoal (hospitais, prisões, conventos), o misticismo... Fé incondicional na vida. O nosso mundo interior profundo, a conexão com a Alma.
 
 
Meditação para a Lua Nova de Aquário - (excerto do livro "Moon Signs: The Key to Your Inner Life" de Donna Cunningham
 
"DEIXO DE LADO TODOS OS ACTOS REBELDES QUE CAUSAM DANO A MIM OU AOS OUTROS.
LIVRO-ME DA RAIVA DAS FIGURAS QUE REPRESENTAM A AUTORIDADE.
ASSUMO A MINHA INDIVIDUALIDADE E RESPEITO A DOS OUTROS.
REVELO E EXPRESSO MINHA GENIALIDADE PESSOAL.
DECLARO MINHA UNIÃO COM A COMUNIDADE HUMANA.
Meditação de Cura:
Pense em algo que o deixa frustrado porque não lhe permite ser quem realmente é, ou que seja a expressão de um dom ou talento singular que você tem. Ou pense em alguma característica especial sua que as pessoas com quem convive, ou a sociedade não apreciam. Imagine um botão de rosa cor-de-rosa no seu plexo solar, que cresce e se transforma numa flor grande e completamente aberta. Peça ao seu eu superior que lhe revele, nos próximos dias, uma maneira de expressar essa parte especial, sem criar atrito com o ambiente. Termine com a declaração REVELO E EXPRESSO A MINHA GENIALIDADE PESSOAL.
PARA OBTER O MÁXIMO DE AQUÁRIO: Pense outra vez em algo que você tenha de especial, alguma contribuição sua ao mundo. Não precisa ser uma contribuição sublime, pois até o seu trabalho de todo o dia contribui de alguma forma para o crescimento da humanidade. Veja qual é a conexão entre o seu trabalho ou alguma faceta da sua vida e as vidas de inúmeras outras pessoas, a maioria das quais você nem conhece. Visualize-se de mãos dadas com as pessoas à sua direita e à sua esquerda, como um elo numa corrente humana que abarca o mundo todo. termine com a declaração DECLARO MINHA UNIÃO COM A COMUNIDADE HUMANA."
Vera Braz Mendes

7 comentários:

  1. Gostei de tudo Vera .... muitas dicas interessantes...
    Um beijo agradecido
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Vim ver/ler a meditação e irei compartilhar este seu post... eu realmente adorei!
    Mais um beijo Vera
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. *Vera, estou aqui conhecendo este teu espaço graças a uma citação do amigo Marcelo Dalla no post

    deste último dia 27 de Janeiro !

    *Já te sigo.

    *Boa semana.

    *Um abraço.

    P.S. - *Tô passeando por aqui !!! :))

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Edméia pelo passeio e ao Marcelo por me citar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Oi Vera! Grata pelas dicas, com certeza vou utilizá-las!!
    Lu

    ResponderEliminar