terça-feira, 19 de junho de 2012

Caranguejo “Eu Construo uma casa iluminada, e aí construo a minha morada”




O Solstício em Junho (no dia 20 ou 21) é o instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, a entrada do Sol no signo de Caranguejo. É interessante verificar que nos solstícios se celebram duas importantes festas Cristãs; no de Verão a de São João Baptista (para o Cristianismo São João é o testemunho da Luz, introduz o baptismo) e no de Inverno, o Natal, o nascimento de Jesus.
Caranguejo ou Câncer é o quarto signo do zodíaco e forma com Escorpião e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos cardeais, juntamente com Áries / Carneiro, Libra / Balança e Capricórnio.

Para os Caldeus e depois para os neoplatónicos, Caranguejo era o Portão dos Homens, por onde a Alma descia das esferas celestes para a encarnação (Liz Green – A Astrologia do destino).
Caranguejo é a primeira água, a água de onde todos vimos. É simbolicamente o ventre materno, a ligação umbilical a uma mãe que nos alimenta, nutre e protege. A ligação a uma “mãe” que nos devolve um sentimento de pertença. E é isso que em Caranguejo procuramos – pertencer. Procuramos o colo que nos nutra e segure.  É a nossa fundação emocional, os nossos padrões.... muitas vezes a sombra das dependências, dos instintos que nos levam a ser reactivos para obtermos alimento … amor.

Na água corre também memória e, por isso, em Caranguejo estão gravadas as emoções vividas em experiências anteriores – daí a sua ligação ao passado, à infância. Na água corre seiva… ADN… karma biológico que nos liga à família.
Caranguejo é sensibilidade, vulnerabilidade, fragilidade… e é aqui que encontramos a ligação ao crustáceo – a necessidade da carapaça, de andar para o lado ou para trás - puro instinto de protecção, de sobrevivência.

Há dois grandes ” cortes” na vida – primeiro com a Causa Primeira, com Deus - experiência de separação. Depois, o cordão umbilical, com a mãe - experiência de separação novamente. E é este profundo sentimento de perda que afinal todos queremos reparar. A necessidade de pertencer a alguma coisa, a procura de um Lar, vem da vontade de preencher uma perda, uma lacuna imensa que nos envolve e enrola, dissolvendo-nos na massa, afastando-nos do que mais procuramos - da ligação.
“Acredito que Câncer é levado a procurar essa fonte Divina: esse é o seu Daimon, imaginado tanto com o começo da vida antes da separação física e do nascimento, como o fim da vida quando a alma mais uma vez se funde com o Um. Assim, é tanto um anseio regressivo pelo ventre, como um anseio místico por Deus. É compreensível que a projecção desse símbolo primordial caia primeiramente sobre a mãe pessoal, e talvez seja por isso que ela tenha um aspecto tão poderoso na vida dos cancerianos, a despeito de ela ser ou não, na realidade e em qualquer sentido objectivo, tão poderosa. O “clássico complexo de mãe” do canceriano não diz respeito à mãe pessoal. É o primeiro estágio de um desdobramento gradual em direcção a uma fonte interior, embora em geral Câncer procure, em diferentes períodos da vida, essa fonte personificada numa pessoa “maternal”, homem ou mulher, que possa cuidar dele e livrá-lo do medo do isolamento e separação” (Liz Green – A Astrologia do Destino).
Enquanto não amadurecermos o arquétipo de Caranguejo em nós, seremos os eternos filhos à procura fora de nós, de quem nos nutra, proteja e segure. Criamos dependências emocionais, impedimentos ao nascimento de uma consciência individualizada, procurando realização num filho, numa mãe, numa família... numa tribo. Desresponsabilizamo-nos de encontrar em nós os alicerces da segurança que precisamos.
Caranguejo é a consciência de massa quando dominado pelo seu regente, a Lua. 


A Lua simboliza a nossa capacidade de sentir e de nos sintonizarmos com o meio ambiente. Representa a nossa vida emocional, o instinto e a auto preservação. Num Mapa Astrológico é símbolo do relacionamento com o feminino, com a imagem da mãe e com a procura de alimento (físico, psicológico, emocional).


O seu símbolo simboliza o vazio que falta preencher para chegar ao todo… carência… mas também receptividade. O semicírculo representa também a alma, o sentir, intuir.

No sistema solar, o Sol é central. Irradia luz, vida. No ser humano, a função que o Sol desempenha é a mesma, ou seja, é o centro integrador da consciência, gerador de luz. No mapa natal, o Sol ajuda-nos a tornarmo-nos nós próprios, é através dele que encontramos expressão. Se o Sol é o princípio masculino activo, Animus, a Lua é o princípio feminino passivo, Anima. Sol e Lua, símbolos da dualidade; dia/noite, feminino/masculino, consciente/inconsciente, activo/passivo, emanador/receptor…

A sua natureza mutável, cíclica, ligou-a desde sempre à ideia de um mundo sempre em movimento, inconstante, ao arquétipo feminino, à maternidade, ao alimento, às emoções e aos afectos. A lua é receptiva e passiva por natureza, não tem luz própria, reflecte a luz solar e serve de mediador entre o Sol e a Terra. A sua natureza nocturna conectou-a com a escuridão, medo, sombra, reserva, perigo. Por isso, num mapa natal, a Lua representa também os nossos medos profundos e os padrões instintivos de comportamento reactivo que adoptamos quando nos encontramos em circunstâncias que põem em causa a nossa segurança emocional. O nosso sistema de segurança emocional, auto-preservação, constitui-se na infância – até aos quatro anos. É a Lua que nos diz sobre que sistema é esse. Nos primeiros meses de vida, na percepção da criança, ela e a mãe ainda são uma coisa só. A mãe é todo o nosso universo, é através dela que captamos o mundo. Somos dos únicos animais que nasce frágil e dependente, precisamos da mãe para sobreviver. Esta dependência é a matriz de nossa consciência lunar. 

E a Lua tem um enorme instinto de posse psíquica, muita dificuldade em “abrir mão”, largar. No homem comum, esta lua traz sensibilidade… mas também, confusão, inconstância e muita subjectividade. Ao deixar-se mergulhar na sua própria subjectividade, fica imerso na multidão, na massa, na família… perde noção de Ser… É, porque ilusoriamente pertence a alguma coisa ou alguém. Este É devolve-lhe solidão. Na dor da solidão reside o seu maior crescimento que conduz ao despertar da Alma. A solidão convida a olhar para dentro de forma a curar o mundo emocional. Convida a perguntar de que forma é que nos relacionamos com as emoções. O que é que precisamos para nos sentirmos seguros? Como é que nos relacionamos com a nossa criança interior. Como é que nos alimentamos emocionalmente? É a partir daqui que o regente esotérico Neptuno começa a actuar. Com Neptuno, Caranguejo desperta para o que está à sua volta, para o conceito de grande família universal. Podemos ver então no Caranguejo a “Mãe Universal” lançando para o mundo os maiores dons deste signo: Nutrimento e cuidado.
Os sentimentos, a sensibilidade antes caóticos passam a ser pura inspiração que escuta a sabedoria da voz interior.
Caranguejo é a percepção da Alma Colectiva.

Frases de Caranguejo:

Personalidade: “Que o isolamento seja a regra apesar de existir o colectivo”

Alma: “Eu Construo uma casa iluminada, e aí construo a minha morada”

Deixo aqui mais uma boa visão de Caranguejo, postada pelo António Rosa no seu Blog Cova do Urso

Vera Braz Mendes


15 comentários:

  1. Belo trabalho. Parabéns. Divulguei-o no FB directamente daqui. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António.

      Vou por aqui um post para o seu, que tb é muito bom.

      Eliminar
  2. Eu li e gostei muito Vera. Minha mãe foi uma canceriana...meu grande desafio creia-me.
    Tenho Mercúrio e Vênus em Cancer, isso na casa um...
    Hoje gosto imenso dos cancerianos e atraio muitos bons amigos desse signo.
    Beijo por mais esta aula!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Astrid! Compreendo-te minha amiga. Não tenho uma mãe com o sol em caranguejo... tenho uma sogra e uma mãe com a lua em caranguejo. E o filho do meio com tudo em caranguejo..... e eu q não tenho nada em caranguejo.... a n ser karma, lolololol (está na minha casa 12)

      Bjs

      Eliminar
  3. Excelente texto, minha querida. Essa visão ampliada do signo de Câncer está muito elucidativa. Seu trabalho merece ser divulgado!!!
    Tenho Lua conjunta a Jupiter em Cancer na 7, até hoje aprendo sobre ela...
    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcelo Obrigada! Esse júpiter vai expandir a vida toda. Bj

      Eliminar
  4. Bom dia, linda!!!

    Gostei muito do teu texto e já o partilhei no fb.
    E já que falaste no teu carma com cancerian@s, junta lá mais esta tua amiga com Lua em Cancer 25º, "arrefecida" com a oposição a Saturno 18º de Capric. E, para completar o ramalhete, este eixo está interceptado da 11 para a 5 ou v.v.
    Mas, como dizia "o outro" (um deles, não me lembro), "quem disse que a vida é fácil"??

    Beijinhos e tem um dia alegre!!
    Filomena

    ResponderEliminar
  5. Muito bom Vera, obrigado pela partilha, estou 100% de acordo com a descrição.
    Surpreendente mesmo!
    Parabéns pelo artigo! :)

    ResponderEliminar
  6. Vera,

    Imagine que só à segunda visita é que me apercebi que este texto é de 2012. Continuo a amar este texto.

    Beijinho

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Resolvi nao escrever de novo sobre os signos.... Por enquanto.
      Bj

      Eliminar
  7. Muito grata por este texto e pela forma como "ilumina a casa dos cancerianos num trabalho permanente para expressar a voz interior". Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por este magnífico texto que teve em mim um efeito curador.. Com uma lua tão mal aspectada como a minha, não sei porque é que não antevi que estes dias seriam tão intensos e difíceis.. Só há mesmo uma solução não é? Contruir dentro e deixar de cobrar fora..

    ResponderEliminar