sábado, 19 de maio de 2012

Lua Nova de Gémeos e Eclipse Solar

Lua Nova de Gémeos e Eclipse Solar







A próxima lua nova será no grau 1 de Gémeos, no Domingo 20 de Maio às 23:48. A lua nova de Gémeos coincide também com um eclipse anelar do sol.


Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar, por isso, termos consciência do que está a ser proposto pode ser uma mais valia extraordinária.


Esta lua nova coincide com um eclipse anelar do Sol, ou seja, a Lua, que fica entre a Terra e o Sol,  não oculta completamente o Sol o que faz com que fique visível uma espécie de anel de fogo à volta da Lua. Embora o eclipse não seja visível em Portugal e por isso a sua acção seja mais efectiva nas partes do globo onde vai ser visível, o seu simbolismo, ao nível do processo pessoal de cada um de nós mantem-se. Num eclipse solar, deixamos de ver o Sol por alguns momentos, ele é eclipsado pela Lua e, simbolicamente, é como se não nos pudesse guiar, como se por uns momentos a luz nos fugisse. A Lua representa o passado e por isso, é um bom momento para revermos o que temos de deixar para trás, o que não nos faz mais falta e está a servir de entrave para prosseguirmos no Caminho. É um bom momento para contactar com medos escondidos, bloqueios, padrões que nos limitam.


Muitas vezes, um eclipse é um momento difícil e, a sua influência, dependendo do que “eclipsa” no nosso mapa, pode fazer-se sentir por vários meses (depende da duração real do eclipse).


É uma oportunidade para consciencializarmos que, embora não tenhamos o Sol, a luz para nos guiar, temos e teremos sempre um Sol, uma luz interna com a qual podemos entrar em contacto. Um eclipse solar estimula-nos a emanar a nossa própria Luz, aquela que está sempre disponível no nosso interior. Sendo em Gémeos, é também uma oportunidade de encontrarmos o conhecimento dentro de nós mesmos e de começarmos a seleccionar a informação que realmente interessa, informação pragmática e profunda, assente em valores que se adeqúem à realidade presente e às necessidades básicas da vida, no presente, no aqui e agora (Mercúrio em conjunção a Júpiter em Touro). Informação que seja produtiva e nos guie no sentido do nosso crescimento e desenvolvimento.


Assim, no estabelecimento de objectivos da lua nova de Gémeos, devemos ter em conta todos estes factores.


Na lua nova de Gémeos podemos estabelecer objectivos de acordo com o simbolismo de Gémeos e de acordo com a casa (experiência) que abre com Gémeos no nosso mapa, ou seja, com a parte de nós ou a área de vida onde experienciamos dualidade, onde precisamos de variedade e estímulo mental. Onde precisamos estimular a curiosidade que nos leva à contínua colocação de perguntas e a disponibilidade e versatilidade que nos guiam no sentido da comunicação, no sentido de estabelecimento de relações com outras pessoas ou ideias.


Coincidindo a lua nova de Gémeos com um eclipse do Sol, estando o eclipse em quadratura com Neptuno e estando neste momento o planeta Vénus (regente esotérico de Gémeos) retrógado em Gémeos, será uma excelente altura para começarmos a usar a comunicação com um sentido de serviço. Uma boa altura para passarmos para a Inteligência do Coração.

Podem aceder ao texto sobre gémeos aqui

Como de costume, deixo-vos o símbolo sabeu para esta lua nova, o grau 1 de Gémeos. Muito elucidativo para a compreensão deste eclipse.

“Um barco de casco transparente revela maravilhas submarinas.

Ideia Básica: A revelação de energias inconscientes e de estruturas psíquicas submersas.
Na segurança relativa de um “barco”, um indivíduo particular aprende a ter consciência dos conteúdos até então ocultos do Inconsciente Colectivo do homem – desde que esse barco (isto é, seu ego, que o distingue da psique colectiva planetária da humanidade) tenha um casco transparente. A mente consciente deve ter-se tornado, pelo menos em parte, translúcida. Essa transparência não é uma directa. A janela da mente permanece fechada, mas, através dela, o indivíduo pode perceber o exterior – “exterior” significa, aqui, as camadas profundas da psique, que se encontram a baixo do nível normal de consciência.
Neste primeiro estágio do processo de “descoberta”, podemos falar, tão-somente, de visão, e não de identificação. Trata-se de um sentimento de admiração: “Eu não sabia que isso podia existir! Que beleza!” ou “Que excitante!” Uma nova dimensão da realidade é captada por aquele que busca com mais afinco.”

In Uma Mandala Astrológica – Dane Rudhyar



Vera Braz Mendes








6 comentários:

  1. Admiro quem fala assim sobre eclipses. Agradecido.

    ResponderEliminar
  2. Muito elucidativo e bem esclarecedor. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Achei muito bom seu texto Vera. Pela primeira vez encontrei uma excelente visão sobre eclipse, principalmente quando se refere ao anel visível do Sol...adorei.
    Bem, já te escrevi o que andei fazendo neste dia...agora vou buscar compreender tudo isto em meu mapa.
    Beijo agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar