quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lua Cheia Touro - Festival Wesak





A Lua Cheia de Touro assinala uma celebração espiritual muito importante. No momento exacto da Lua Cheia em Touro, é celebrado a cerimónia de Wesak. Festeja-se o nascimento, iluminação e morte de Buda.  Esta energia transmite o amor-sabedoria que Buda e Cristo são a expressão. Milhares de cristãos participam também no festival de Wesak. É o encontro espiritual do Oriente com o Ocidente.
Foi no Signo de Touro que nasceu Siddharta Gautama, e foi numa Lua Cheia de Touro que se tornou Buda, ao meditar sob uma figueira. Buda significa literalmente: “o que está desperto”, “iluminado”. Sabendo que cada um de nós traz em si a natureza, a essência de Buda, a Lua Cheia de Wesak é inundada de um simbolismo especial - um ponto de inspiração, de consciência, um momento para sentir e usufruir das bênçãos, do Amor e Sabedoria disponíveis para todos nós. Buda, é um termo que denota uma pessoa que obteve a sabedoria e a compaixão supremas da iluminação. O Homem atinge o Nirvana, transcendendo assim, o sofrimento e o desejo.
Como já escrevi num post anterior, Touro é a Encarnação. Aprender a lidar com o limite das formas e transcendê-las. Touro é a compreensão da vida como manifestação da substância. Na terra ou em nós, os campos são férteis e os solos esperam a manifestação da vida. Utilizar os recursos, quer exteriores, quer interiores exige sabedoria e um senso claro de propósito. Sem propósito e valores a suportá-lo, caímos na grande ilusão.




Os limites e as formas  que Touro constrói para proteger seu próprio eu, o seu sentido de segurança, as suas posses e seu conforto, são destruídos em Escorpião. Escorpião aprende que a evolução não permite estagnação ou apego. Em escorpião aprendemos que evolução é regeneração constante, morte e renascimento constantes. Em escorpião encontramo-nos com as forças da morte e da vida.
É a conquista dos desejos, utilizando os recursos num propósito mais elevado. Um senso de segurança que não vem do amor à matéria mas da capacidade de nos amarmos, amarmos os outros e amarmos o Planeta. É a abertura do Terceiro Olho, o olho iluminado do Touro.
Que a Lua Cheia de Maio traga luz a todos nós.
Deixo um convite - Que nos juntemos aos que participam no Festival de Wesak, por altura da Lua Cheia de Touro, através da Grande Invocaçao.


A GRANDE INVOCAÇÃO





DO PONTO DE LUZ NA MENTE DE DEUS,

FLUA LUZ ÀS MENTES HUMANAS;

QUE A LUZ DESÇA À TERRA.


DO PONTO DE AMOR NO CORAÇÃO DE DEUS,

FLUA AMOR AOS CORAÇÕES HUMANOS;

QUE AQUELE QUE VEM VOLTE À TERRA.


DO CENTRO ONDE A VONTADE DE DEUS É CONHECIDA,

GUIE O PROPÓSITO TODAS AS PEQUENAS VONTADES HUMANAS;

O PROPÓSITO QUE OS MESTRES CONHECEM E A QUE SERVEM.


DO CENTRO A QUE CHAMAMOS A RAÇA HUMANA,

CUMPRA-SE O PLANO DE AMOR E LUZ;

E QUE ELE VEDE A PORTA ONDE MORA O MAL.


QUE A LUZ, O AMOR E O PODER

RESTABELEÇAM O PLANO NA TERRA.




Vera Braz Mendes


2 comentários:

  1. Gostei muito Vera. Participo do festival de Wesak sempre de alguma maneira. Já reuni grupo à beira da praia...em cerimônias pequenas ... e hoje em dia comigo mesmo!!!
    Lindo tempo.
    Beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar