sexta-feira, 20 de julho de 2012

Leão "Eu Sou Eu e Ele Sou Eu"


Leão: “Eu Sou Eu e Ele Sou Eu”





Quinto signo do zodíaco, Leão é o segundo fogo, o fogo da Alma. Signo do coração é regido pelo Sol, estrela central e mais brilhante do nosso sistema. Em Leão Eu Sou e irradio criativamente o “meu Eu Sou”. É em Leão que me encontro como expressão individualizada do Universo. Irradio vida, calor, brilho, vitalidade… encontro o poder da vontade que me vem do centro.

A consciência de massa ganha em caranguejo, dá lugar à consciência individual… Ganho uma identidade não porque me identifico com algo exterior, mas porque Eu Sou! Em Leão ofereço ao Mundo as minhas criações - sejam filhos e/ou os meus talentos... os meus dons.

Num tempo em que a necessidade de mudança se torna urgente, o apelo do Nós Somos é cada vez mais sentido por cada um de nós… acredito que ninguém chegará ao Nós Somos sem ter encontrado o Eu Sou. Aqui reside o grande equívoco – Ser centrado não é a mesma coisa do que ser ego-centrado. Ser auto-consciente não é a mesma coisa que ser egoísta. Ser uma expressão individualizada do Criador, ser criativo, não é Ego. Em Leão encontro o que em mim, dentro de mim, me torna especial… Só quando encontro a minha própria Luz, o Divino em Mim, posso ajudar os outros a verem a Sua. Encontro a coragem para ser a verdade de mim próprio, que me responsabiliza pelo serviço (Virgem), pela partilha do meu fogo em liberdade e comunhão (Aquário)… sem me perder. Só aí estarei pronto para me dissolver em Peixes.


Madre Teresa resumiu bem a Nova Era: “Acredito no contacto pessoa a pessoa (Leão) e que Deus está em todos (Aquário).”


Ao nível da personalidade, o Sol dá consciência do Eu, nem que para isso o faça sentir separado do outro. Assim, em Leão, numa primeira fase, o Ego fortalece-se e cresce no medo... de não ser amado, aprovado pelo que é. Podem criar-se muitas ilusões sobre quem se É quando se vive do lado de fora, longe do centro. Neste primeiro nível, o regente da personalidade é o Sol físico que necessita do brilho e do aplauso, depende do reconhecimento… ainda não sabe quem é… e na exuberância da sua coroa espera que o mundo o veja, tornando-se quem não é para obter respeito, amor... desrespeitando-se continuamente. A grande necessidade de aprovação, o medo do ridículo, o medo da exposição ou o não reconhecimento da sua especialidade pelo mundo, fecham-no… na arrogância que lhe vem do vazio de estar a faltar à verdade do Eu Sou. Muitas vezes justifica-se pelas suas criações... os filhos, que lhe devolvem noção de ser.


Ao nível da Alma o Sol também é o regente, mas é o coração do Sol, focalizado, consciente de que quem domina é a Alma. A personalidade passa a ser um veículo para expressar a Alma. É a morte do Ego simbolizada no mito pela morte do Leão de Neméia. Quando ganha esta consciência, o coração abre-se e o Homem percebe que é uma estrela entre muitas estrelas e brilha a luz da consciência individual. Encontra os seus dons, os seus talentos únicos e especiais e oferece-os ao mundo. A partir daqui começa a actuar também a energia de Aquário. No nível Monádico, o Sol é também o regente, mas aqui, encontramos o Self, a síntese de todas as funções da psique. Abre-se uma consciência maior.

“Leão rege os reis e a monarquia; Aquário rege o homem comum e a democracia; o Sol como “rei” tem de aprender a servir o homem comum ou, na situação inversa, temos de aprender que todos trazem um “rei” dentro de si (…) Os indianos fazem isso simbolicamente quando se encontram: juntam as mãos, inclinam-se e dizem: “Namaste” (Eu inclino-me diante da divindade que há em ti). Dessa maneira, Aquário dá equilíbrio a Leão, tal como o fazem todos os signos opostos”. In O Simbolismo Junguiano na Astrologia de Alice O. Howell


Nem todos temos o Sol ou outros planetas em Leão, nem todos nos necessitamos do palco, do aplauso, da exuberância … mas todos precisamos de nos sentir especiais, não há nada mais humano. "O princípio criativo tem uma benção inata muito especial. É exactamente o primeiro hexagrama do I Ching, O Livro das Mutações. Criar é imitar o Criador. É a própria inspiração da vida em si. Por isso, tudo o que você cria é um reflexo da sua interpretação do poder criativo do seu Deus. A criatividade, portanto, acarreta uma pesada responsabilidade. Seja qual for a interpretação que você dê à ideia de divindade, parece provável que estamos nesta Terra com o propósito de expressar a criação" (Matin Schulman in O Ascendente Sua Porta Kármica).

Encontrar a especialidade em nós, encontrar o Eu Sou e expressá-lo criativamente cumprindo a verdade de quem somos é o arquétipo de Leão e todos o temos no caminho.


Frases de Leão:


Personalidade – “Que as outras formas existam, Eu Sou porque Sou”


Alma – “Eu Sou Eu e Ele Sou Eu”



Vera Braz Mendes



15 comentários:

  1. Muito bom, Vera. Uma delícia de leitura, Parabéns. Partilhado no FB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Antonio! Gostei também muito do seu texto sobre leão, achei-o maravilhoso.

      Eliminar
  2. Querida Vera!

    Já partilhei o texto do António e agora partilho o teu.

    Que belo texto e tanto que me ressoa. Eu, que sou Leão na Expressão mas ando a aprender a sê-lo na essência. Tanto, tanto que ressoa. Obrigada, uma vez mais, pela tua magia*

    Abraço no coração*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Susana... abraço no teu coração também.

      Eliminar
    2. Olá Vera

      Gostei particularmente e tanto que me revi, obrigada

      Beijos das estrelas para ti

      Tété

      Eliminar
  3. Grato, minha irmã de Luz, pelas informações quanto à Leão.

    Identifiquei-me muito, meditei e revi posturas.

    Sou Leão com ascendente em Leão e lua em Câncer. Nasci de uma mulher fabulosa de Libra e de um homem incrível de Virgem. Sinto muito prazer em estar ligado à eles e ao universo com toda a bagagem que trago de vidas passadas.

    Seu texto é inspirador e em certos momentos é até poético.

    Agradeço mais uma vez.

    Beijo na sua alma.

    Namastê.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Verqa pelo excelente texto sobre Leão.

    Sou Leão de Signo e de coração...ascendente em Balança e em perseguição pura da independência e individualização plena do meu ser. Mapa Natal com quadratura ao grau SOl LUA...Lua na casa 1 nem sempre é fácil mas conseguirei o palco...o meu palco para mim e para os meus :)

    Bonito texto e um ciclo cheio de luz saude e harmonia

    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Pedro! Nao tenho o sol... Tenho o ascendente em leão. Mesma caminhada :-)
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Muito bom,Vera,adoro o que escreves,sou fã!! Bjinho.

    ResponderEliminar