sexta-feira, 25 de julho de 2014

Um presente do Céu







No dia 26 de Julho teremos a Lua Nova de Leão. Este ano esta lunação é especial - o Deus dos Deuses, Zeus/Júpiter, estará em conjunção com a lua nova de leão. Assim, teremos sol e lua no grau 4 de Leão e Júpiter no grau 3. Embora Júpiter esteja combusto ao Sol e por isso dado a exageros, na verdade, olho para este aspecto como um presente do Céu…Júpiter está em Leão apenas de 12 em 12 anos. 

Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o arquétipo base para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar. Como nos diz Rudhyar, "O sol liberta a sua emanação espiritual por ocasião da lua nova". Um novo ciclo de experiência começa, por isso, é um bom momento para rever os nossos compromissos e estabelecer objectivos. Cada Lua nova significa um novo começo. Assim, na lua nova, temos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É altura de lançar sementes. Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe. E o Céu propõe em grande desta vez!

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e faz a sua revolução em mais ou menos 12 anos, ou seja, passa cerca de um ano em cada signo. Regente de Sagitário e Peixes é um planeta social e representa os valores, princípios, conceitos, crenças, filosofias de vida que nos ajudam a dar um sentido e a sustentar a nossa existência. A energia de Júpiter está ligada à fé, confiança, inspiração, filosofia, religião, ética, sabedoria, optimismo, alegria. Na sua expressão positiva Júpiter é o combustível da esperança, que nos faz acreditar na vida. Na sua expressão negativa, Júpiter é o excesso. É muitas vezes conectado com a mente superior que se expande para lá dos limites do mundo material.

“O seu símbolo é constituído pelo semi-círculo e a cruz. O semi-círculo representa a alma e a mente a cruz representa a matéria. No símbolo de Júpiter, o semi-círculo está por cima da linha horizontal (horizonte) da cruz, diferente do que acontece com Saturno que está em baixo (o que quer dizer, simbolicamente submetido à natureza e à matéria) ”. (Stephen Arroyo – Júpiter). 

Júpiter representa assim, a Alma e a mente humanas em constante expansão na direcção da totalidade, aprendendo através das experiências na terra.
Personifica a consciência social que nos levam a procurar significado.

O Sol rege o signo de Leão e tem como símbolo o círculo do espírito (totalidade), com um ponto central que representa o Ser, semente, início da manifestação, centro permanente, indivisibilidade. Simboliza a unidade. Em todas as culturas o círculo é um símbolo de perfeição.

O Sol é a fonte de vida do sistema solar. Vem da palavra romana “Solus” que significa “Único” ou apenas “Ele”. O seu símbolo lembra também uma célula. O Sol como centro integrador e organizador do sistema solar, em analogia com a célula que também tem um núcleo central em torno do qual tudo se organiza. No homem, o coração também é central e ligado à vida e, por isso, o Sol rege o coração no corpo humano.

 “(…) o Sol simboliza a unidade no seio da totalidade, o centro a partir do qual se dá a integração entre o particular e o universal. O Sol, sendo símbolo de princípio e de poder, é a imagem da unidade que, emanando de si mesma, cria e gera vida. No sistema solar, ele representa a Vontade do Logos, simbolizando também alguns termos com os quais representamos a unidade essencial da vida: a eternidade, o Ser, o Espírito…” (In “Guia de Interpretação Astrológica” – Luis Resina).

Associado desde sempre à fonte criativa da natureza, é o doador de vida, o centro do sistema solar, astronomicamente falando, e o centro espiritual, esotericamente falando, através do qual flui a luz e a vida do Logos. Em relação ao corpo físico é o prâna ou força vital. É o princípio universal pelo qual tudo vive. Dá luz, “vida” e ordem a todos os outros planetas. Na nossa psique, o Sol, é também o centro integrador da consciência. Representa a noção de EU, é o “Eu Sou”.

Símbolo da auto-consciência, representa a capacidade de auto-percepção, o self… representa também o caminho para alcançarmos conscientemente “iluminação”. Símbolo de vitalidade, fonte de vida, princípio vital que anima todas as formas. Num mapa astrológico, representa a nossa busca de realização, a nossa capacidade criativa, a nossa verdadeira individualidade.
 O signo, casa e aspectos do Sol no mapa natal, indicam o nosso potencial criador, uma esfera da nossa natureza que pode servir como força integrativa através da qual podemos brilhar.

Esta lua nova é de facto especial. Como li à pouco num artigo de Martin Schulman:

“(…)It is as if the forces of light, brilliance and the higher principles of truth are all joined together and it is up to us to see what we can make out of it. In this sense, we must remember that Astrology impels. It does not compel, which means, we are given the opportunities (Jupiter, Sun, Moon, Leo) to expeirence extreme creativity” (É como se as forças da luz, brilho e os princípios mais elevados de verdade estivessem todos juntos e cabe a cada um de nós ver o que pode fazer com isso. Neste sentido, é preciso lembrar que a Astrologia impele. Ele não obriga, e isto significa, que nos são dadas as oportunidades (Júpiter, Sol, Lua, Leão) para experienciar extrema criatividade).

A Lua Nova acontece no dia 26 de Julho às 23:43 (hora de Lisboa). O dia 25 de Julho é o dia fora de tempo no calendário Maia – não pertence a ano nenhum, nem ao ano que passou, nem ao que começa no dia 26 de Julho. O ano Maia é de 13 ciclos lunares de 28 dias por ano solar, 364 dias, mais um chamado de Fora do Tempo. O dia fora do tempo, 25 julho, era para os Maias uma oportunidade de reciclar, libertar, meditar..

Aproveitemos a lua nova que coincide com o início do ano no calendário Maia, para abrir o coração e deixarmos que as forças da luz, brilho e os princípios mais elevados de verdade brotem e experienciemos extrema criatividade.

Permitam-me (se) BRILHAR.



Aproveitando a Lunação
 
Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe.


“O período da lua nova pode ser um ponto apropriado para se iniciar novas actividades, promover reorientações pessoais interiores, e tomar novas direcções. O desafio com que nos confrontamos na lua nova é a expressão da nossa natureza em actividade, principalmente em movimento para fora de nós mesmos em direcção ao ambiente. Isto pode incluir o vislumbre do que desejamos manifestar em nossa vida, a perspectiva do caminho que vamos seguir, tomando as decisões para mudar áreas insatisfatórias de nossa vida e empreender novos começos. É uma fase de renovação, e é esta energia que podemos utilizar para auxiliar as nossas tentativas de mudança. (…)” In A Rainha da Noite – Explorando a lua astrológica – Haydn Paul

Como fazer?

Mensalmente, depois da lunação (e nunca antes), tem mais ou menos 8 horas para formular os seus objectivos. É tempo de criar, formular objectivos, lançar sementes, deixar entrar o novo. Este é o momento para escolher quem quer ser!

Ritualizando o momento

Não se apresse e dedique algum tempo mensalmente para este ritual… o mais importante é consciencializar que está a alinhar-se com o Universo. Por isso, pense no que realmente QUER, no que realmente é importante para o seu caminho, para cumprir o seu propósito. Medite sobre cada objectivo e sinta se está em consonância com o seu ser profundo. Escreva cada um deles (pode mesmo ter um caderno especial que usa só para este efeito). Acenda uma vela. Visualize os seus objectivos, um a um, como se estivessem a acontecer AGORA.

Na lua nova de Leão podemos estabelecer objectivos de acordo com o simbolismo de Leão e de acordo com a casa (experiência) que abre com Leão no nosso mapa. Pode ler sobre Leão aqui


Vera Braz Mendes

5 comentários: