quinta-feira, 13 de junho de 2013

Coragem de Leão



"As metáforas que usamos, se decidirmos olhar para a riqueza do seu simbolismo, permitem-nos conhecer e entender a nossa vida de uma maneira completamente nova. Nelas estão contidas as nossas crenças, os nossos valores, a forma como filtramos a realidade."



Por vezes forte, coragem de leão, às vezes fraco, assim é o coração, diz-nos Pedro Abrunhosa numa música lindíssima. Se eu tivesse que descrever a minha vida numa frase, esta seria uma boa frase. Se eu tivesse que descrever a minha vida em seis palavras… Coragem, coração e determinação de leão.

 E tu? Como é que descreverias a tua vida em seis palavras?

Na semana passada, andava a pesquisar no site da Oprah, quando encontrei uma referência a um artigo na O Magazine que propunha exactamente este desafio: descrever a nossa vida em seis palavras – The Six-Word Memoir. Este desafio tinha sido primeiro lançado em 2006, pelo escritor e editor Larry Smith na sua publicação on-line Smith Magazine, e duraria um mês. Cinco anos depois, continuavam a chegar frases.

As metáforas que usamos, se decidirmos olhar para a riqueza do seu simbolismo, permitem-nos conhecer e entender a nossa vida de uma maneira completamente nova. Nelas estão contidas as nossas crenças, os nossos valores, a forma como filtramos a realidade. Levamos o dia todo, a vida toda a utilizar metáforas e, na maioria das vezes, nem nos damos conta da verdadeira natureza do seu simbolismo. Nem nos damos conta que se tomármos as metáforas que utilizamos no dia-a-dia como descrições literais do nosso processo inconsciente, elas podem tornar-se numa ponte para uma maior auto-consciência. As metáforas podem criar-nos insights ou podem limitar-nos, elas podem libertar-nos ou aprisionar-nos. Se alguém te diz que “carrega o mundo nos ombros”, que imagem é que tens dessa pessoa? Que imagem é que ela tem de si própria?

Que metáfora utilizarias para descrever a tua vida em seis palavras? Se eu te perguntasse quem tu és, que metáfora escolherias?

Toma nota das metáforas que utilizas, escolhe-as bem. Pára por um segundo, pega numa folha de papel e escreve uma metáfora sobre ti. Tu és como o quê? Que imagens vêm do teu inconsciente? O que é que a metáfora diz sobre ti? És como um rio com pedras e desvios?…. És como o mar? Calmo? Agitado? A metáfora liberta-te ou aprisiona-te? O que é que te impede de mudar?

Exercício

A caixa mágica

1 – Arranja uma caixa de madeira com tampa e um espelho.

2 – cola o espelho no fundo da caixa.

3 – Decora a caixa como quiseres.

Agora… pssst… vou contar-te um segredo…

Esta é uma caixa mágica. Nela está guardada para sempre a coisa mais importante do mundo…

Sempre que te esqueceres do que no mundo é mais importante, abre a caixa e olha lá para dentro.
 
 
 
 
 
 
 
 
Vera Braz Mendes
 
 
 

6 comentários:

  1. Eu adorei...
    Fiquei aqui matutando se usaria ou não palavras {metáforas} para definir a minha vida ou a mim mesma... não posso... me sentiria uma sardinha enlatada...kkkk
    Mas adorei de verdade seu texto Vera...como sempre aliás!!! E a caixinha é mesmo especial...
    Beijão.
    Astrid Annabelle

    P.S.{vindo falar com vc à meia noite...ando sem tempo durante o dia para ficar na net}

    ResponderEliminar
  2. Vera, linkei este seu post na minha última publicação no Navegante do Infinito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Às tantas dá mesmo para pensar: as metáforas somos nós.

    Adorei o texto e infelizmente só hoje é que cá cheguei. Isto das promoções das consultas têm ocupado muito do meu tempo.

    «Levamos o dia todo, a vida toda a utilizar metáforas e, na maioria das vezes, nem nos damos conta da verdadeira natureza do seu simbolismo. Nem nos damos conta que se tomármos as metáforas que utilizamos no dia-a-dia como descrições literais do nosso processo inconsciente, elas podem tornar-se numa ponte para uma maior auto-consciência.»

    Tenciono partilhar este texto, amanhã, dia 17, para não provocar um atropelo de textos lá na minha página, tanto mais que é domingo e anda pouca gente no FB.

    Muito bom.

    Beijinho

    António

    ResponderEliminar
  4. Bom dia aos dois! Obrigada. Astrid nao sei porq o link para o teu blog está desactualizado ... Nao faço ideia mesmo... Eu nao fiz nada. Tenho de ver.
    Este texto foi escrito há mais de um ano, mas decidi republicar. Na metáfora está tudo... Muito poderosa.

    Bjs grandes aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Vera é um desacerto com o NetworkedBlogs.... eu usei por algumas semanas os comentários do G+ e isso desabilitou o NetworkedBlogs... agora voltei aos comentários normais {tudo no meu blog,OK?}...resultado o NetworkedBlogs ficou desativado e eu não sei resolver isto.
    Simples assim... ^.^
    Beijão. Bom dia. Boa semana.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar