quarta-feira, 5 de junho de 2013

Andamos à procura das diferenças ou das semelhanças? Preconceitos contra a PNL.


Andamos à procura das diferenças ou das semelhanças? Preconceitos contra a PNL.

 
 


Ninguém detém a verdade. Se estivermos atentos e vivermos a nossa vida à procura do que em nós é semelhante em vez de diferenças, podemos constatar a universalidade das “leis”. Cada vez mais o que nos separa é menor. Na maioria dos conceitos universalistas que conheço… do taoísmo filosófico …. à PNL, os princípios fundamentais são, ou podem ser, equiparados. Sermos inteiros, Unos, Divinos.


“Os nossos corpos são os nossos jardins… as nossas vontades são os jardineiros.” William Shakespeare

 
A PNL tem como finalidade o desenvolvimento pessoal. Oferece uma visão sobre as estruturas e os processos inconscientes que formam a base daquilo que cada um de nós chama a (sua) “realidade”.


Tem sido para mim surpreendente o preconceito que tenho encontrado em pessoas com uma visão “espiritualista” da vida em relação à PNL. O argumento é que a PNL é muito “mental”. Não tem sido nada surpreendente constatar que, na maioria das vezes, não sabem muito bem o que é a PNL. Para não falar do julgamento, esse sim, muito pouco espiritual. Quebrar preconceitos, conceitos previamente estabelecidos, é uma das bases fundamentais para a evolução humana… Todos os caminhos que me ajudam a descobrir o que cobre quem SOU e que, no final do dia me permitem estar um passo mais perto da essência são o quê senão espirituais?

Podia definir aqui PNL, não o vou fazer. Basta uma simples pesquisa no Google… PNL é simples – trata-se de mudança e, a mudança principal, é pôr-nos no lado da CAUSA da nossa vida.

Não criamos conscientemente tudo o que nos acontece mas, as nossas escolhas, inconscientes e conscientes, levaram-nos ao ponto onde estamos hoje. No minuto em que aceitarmos isto abraçaremos a vida.

No campo da PNL, Richard Bandler costumava dizer: “Quem é que está a guiar o teu autocarro?”. Na verdade, esta é uma excelente pergunta, “quem é que está encarregue dos resultados que produzimos?”

Se estiverem no lado da CAUSA na nossa vida, seremos nós os responsáveis por ela. Se estivermos no lado do EFEITO, teremos muitas e muitas razões para justificar porque não somos, temos, fazemos… Na vida, o lado da razão não é na verdade o melhor lado para se estar, é o mais confortável, mas não é de certeza o lado mais poderoso para se estar. A verdade é que, se nos mudarmos do lado do EFEITO para o lado da CAUSA, vamos definitivamente transformar a nossa vida.

 
Há um ponto comum na grande maioria das pessoas que fazem uma certificação em PNL ou que fazem processos com técnicas de PNL -  ficam mais espiritualizadas (o que quer que isto signifique para cada um). Quando descobrimos a nossa verdadeira essência, mesmo que seja um pequeno vislumbre dela, não há como voltar atrás e, portas que antes se encontravam fechadas começam a abrir-se. Ganhamos Propósito e a certeza de que possuímos dentro tudo o que necessitamos. "Quando o discípulo está preparado o mestre aparece". Sentimo-nos “não como uma simples unidade do nada, mas como uma parte do Todo”.

 

Pressupostos da PNL

Hoje, a PNL é usada em muitas abordagens. Partes e modelos são retirados e usados em formações de vendas, liderança, comunicação... Nestas abordagens perde-se o fundamental da PNL: os seus Pressupostos e Princípios.
 
Os pressupostos da PNL são crenças que adoptamos e que estruturam a nossa realidade enquanto fazemos os processos e aplicamos técnicas de PNL. São assumpções. Não são necessariamente verdade, são crenças que filtram as nossas percepções e que acreditamos nos potenciam os resultados.

Nós temos um enorme potencial que muitas vezes não é consciente. O que temos de fazer, é destapar o que cobre para que cada um de nós tenha acesso à sua magnificência.

§        Respeite o modelo do Mundo de cada um.

§         O significado da comunicação é a resposta que se obtém.

§         Corpo e Mente influenciam-se um ao outro

§        O mapa não é o território. As palavras que empregamos não são os acontecimentos que representam.

§         A informação mais importante sobre alguém é o seu comportamento.

§        O comportamento é transformável e o comportamento actual é a melhor escolha que se tem no momento.

§         O comportamento de alguém não é a pessoa (aceite a pessoa e transforme o comportamento)

§         Não há pessoas sem recursos, há pessoas que não empregam os seus recursos. Todos temos os recursos que necessitamos

§         Sou responsável pela minha Mente e portanto pelos meus resultados.

§        A parte do Sistema (pessoa, organização), com o comportamento mais Flexível dominará o Sistema.

§         Errar não existe só existe Feedback..

§         Resistência num cliente é sinal de falta de Rapport. Não há clientes de má vontade, há sim comunicadores inflexíveis.

§         Todo o comportamento e toda a transformação devem ser avaliados em termos de contexto e ecologia.

§        Todos os procedimentos devem ter como fim aumentar a escolha

§        Todos os Procedimentos servem para a união e para expandir a totalidade em nós

§        As coisas são o que são

 

 Princípios Básicos da PNL


Percepção é projecção

O sistema nervoso central não conhece negações

Causa Efeito

Convicções ilimitadas

All learning behavior change is unconscious

 

 


Vera Braz Mendes
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Olá Vera,

    Compreendo perfeitamente o que você quer dizer. Sempre senti esse preconceito tanto com a PNL quanto com a Astrologia.
    As pessoas desconhecem e têm preguiça para se aprofundar sobre o tema. Uma pena, pois perdem uma riqueza imensa de ferramentas disponíveis para a evolução.
    Ótimo texto!
    Abs brasileiros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Maristela! Muito obrigada por comentar. Concordo em absoluto.
      Bj

      Eliminar
  2. Apenas para dizer isto: Maravilhoso.

    Partilhado no meu FB, com todo o prazer. É mesmo muito bom.

    Beijinho luso-moçambicano,

    A.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que tudo que nos ajuda ao encontro de nós mesmos é válido.
    Excelente abordagem.. gostei muito mesmo Vera.
    Outra coisa:
    Percebi que o link para o meu blog está longe de das novidades postadas por lá...já houveram vários posts depois desse que aparece...coisas do blogger e do G+
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Nao sei porque o link esta desactualizado ... Coisas do Google, q n sei como "arranjar".
      Obrigada pelo

      Eliminar