sexta-feira, 15 de março de 2013

Carneiro






Estamos quase na Primavera e com ela chega também Carneiro.

O ingresso do sol em Carneiro é o equinócio da Primavera. A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais". O dia e a noite duram o mesmo tempo, 12 horas. 

Carneiro é o impulso primordial de manifestação. Signo masculino, cardeal de fogo, é a primeira expressão da vontade e da identidade.


Depois do Inverno, do recolhimento, tudo desperta para a vida na Primavera. Carneiro representa o despertar para a vida, as possibilidades de começo, de lançar sementes. Em Carneiro é libertada a energia do fogo que representa o processo de identidade, o reconhecimento do sentido do Eu através da acção, que será maturado em Leão e desenvolvido em Sagitário. Após o período de "conservação" do Inverno, a vida desperta com a chegada da Primavera. É o nascer do dia, o acordar de todas as possibilidades que cada nascer do dia traz consigo… sair da letargia. Carneiro representa o início de um ciclo de experiência, é o primeiro signo do zodíaco, símbolo do primeiro degrau nesta escada de 12. Como primeiro signo, o impulso é direccionado para a acção directa e imediata, abrir caminhos é primordial. Para ser o primeiro é necessário coragem, ousadia, auto-confiança, liderança, competição e impulsividade. Assertividade e agressividade são duas palavras-chave definitivamente ligadas a este signo e, se ambas partem do mesmo ponto, a primeira refere-se a acção construtiva e positiva, enquanto que a segunda se refere a acção destrutiva. Quando de alguma forma Carneiro está bloqueado no nosso mapa natal, há dificuldade em expressar vontade, ser autónomo, assertivo, em agir… muita frustração. Carneiro pode ser muito individualista e, por isso, é o signo oposto e complementar, Balança, que lhe mostra a necessidade de levar os outros em consideração, de pensar nas consequências das suas acções.
Ao nível da personalidade, Carneiro é regido por Marte e muito marcado pela expressão instintiva e primária de satisfação de desejos. Ao nível da Alma, Mercúrio é o regente. É o berço das ideias. Carneiro é a projecção, tanto de impulsos criativos (mercúrio como regente esotérico), como é a devoção aos impulsos do ego (marte - regente da personalidade). Quando Carneiro está a trabalhar ao nível da alma, mercúrio introduz novas ideias que vêm do mental superior, dando por isso acesso aos arquétipos. Quando está a trabalhar apenas ao nível da personalidade, o instinto de Marte é apenas de satisfação dos desejos do ego. Mercúrio faz a ligação da personalidade à Alma construindo a ponte que acessa às ideias divinas. É o fogo de Carneiro que traz as ideias criativas, cumprindo a vontade do plano.

A casa onde aparece Carneiro no nosso mapa natal, é a área de vida onde nos precisamos afirmar como indivíduos, onde temos de cultivar a liberdade para expressar independência, onde podemos ousar. 

Carneiro: Assertivamente, urgentemente, imediatamente


Palavras-chave: Iniciativa, independência, espontaneidade, juventude, pioneirismo, acção, impulsividade, liderança, competição, desafio, directos, coragem, entusiasmo, dinamismo.
 MARTE
Vera Braz Mendes

5 comentários:

  1. Ainda nem tinha pensado que vamos a caminho de Carneiro. Mais um ano astrológico que passou.

    A 20 de Março celebra-se, este ano, o Dia Internacional da Astrologia (o do Astrólogo continua a ser a 6 Janeiro).

    Gostei muito do texto, Vera e vou já partilhá-lo.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Vera!!!
    Agora aqui,no hemisfério Sul, toda essa energia citada de Carneiro, funciona nas raízes, no interno.Fortalecendo as bases com certeza absoluta!
    Mas estamos bem...vamos deixar de ser sonhadores para entrarmos em ação.
    Beijo grande!!! Bom dia de domingo!!!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. Obrigada António e Astrid. Com tanta energia em peixes até nos esquecemos de Carneiro. Mas já noto bem a entrada do Marte em carteiro desde a semana passada. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Vera...

    pois, Casa X a abrir em Carneiro! ;-)

    Grata por mais este texto inspirador. Partilhando!

    beijos

    ResponderEliminar