domingo, 27 de janeiro de 2013

Percepção é Projecção


Percepção é projecção
 
 

 


Certo dia, um rei chamou ao seu palácio o mestre zen Muhak - que viveu de 1317 a 1405 - e disse-lhe que, para afastar o cansaço e a tensão do trabalho administrativo, queria ter uma conversa completamente informal com ele. De seguida, o rei disse que Muhak parecia um grande porco faminto a procurar comida.
"E você, excelência", respondeu Muhak, "parece o Buda Sakiamuni a meditar, sobre um pico elevado dos Himalaias".
O rei ficou surpreendido com a resposta de Muhak.
"Comparei-te a um porco, e tu comparas-me ao Buda?"
"É que um porco só pode ver porco, excelência, e um Buda só pode ver Buda", explicou Muhak com um jeito humilde.
O rei sorriu, antes de admitir que a resposta de Muhak era uma lição de sabedoria.
(conto Zen)


Será que a realidade existe? Ou será que existe a minha, a tua… em mim… em ti…? Vários são os caminhos que nos guiam no sentido de que a realidade é apenas uma projecção… uma ilusão.

Segundo Mihaly Csikszentmihalyi (um dos grandes investigadores mundiais na área da Psicologia Positiva), a cada segundo entram na neurologia do nosso sistema nervoso cerca de 2 milhões de bits de informação, dos quais, o cérebro humano só é capaz de processar cerca de 134. 134 bits que chamamos realidade… É impossível processar conscientemente cada byte de informação que nos chega pelos sentidos... os 134 bits são seleccionados através de um processo de generalização, distorção e omissão da informação. Esta selecção vai produzir uma representação interna da “realidade” que gerará um estado emocional e uma fisiologia, que determinarão um comportamento. O cérebro é uma unidade de processamento de informações. As informações tornam-se numa representação interna utilizando imagens, sons, sensações, cheiros e gostos. A fim de lidar com 134 bits de informaçãpo por segundo, o cérebro processa-a dividindo-a em grupos de sete mais ou menos dois (7 + / - 2). A maioria das pessoas não se lembra mais de sete marcas diferentes de um determinado produto. Sete mais ou menos dois pedaços são a quantidade máxima de informação que podemos lidar conscientemente. Cada um de nós faz a sua própria selecção, a sua própria generalização, omissão e distorção, usando filtros que têm por base valores, crenças, “programas”, decisões, memórias… história pessoal. Nada pode ser mais libertador do que percebermos que mudando o nosso sistema de filtros, nova e diferente informação é processada, permitimo-nos assim uma existência totalmente diferente.

Não conseguimos ver outra coisa senão o que somos, por isso, quanto mais positivo e ilimitado for, por exemplo, o nosso sistema de crenças pessoal, mais positivo e ilimitado será o mundo que experimentamos. Aquilo que eu percebo do outro ou do mundo não é mais do que a minha imagem do outro ou do mundo. Percepção é projecção. Neste sentido, embora a grande maioria de nós viva no efeito, na verdade, nós somos a causa das nossas experiências… grandes mudanças têm lugar quando somos capazes de nos colocar na causa do que acontece porque é a única forma de podermos mudar o que acontece.

A única pergunta que me faço é: Sou feliz com os meus 134 bits? Há um universo de opções à minha volta, um universo de possibilidades… porque é que recrio sempre a mesma realidade, os mesmos padrões? Porque é que olhando no mesmo sentido alguns percepcionam oportunidades...? porque é que onde eu vejo e encontro negro, outros encontram o arco iris? o que me impede de mudar? Está tudo dentro de mim!


“Energy goes where attention flows”, “a energia vai para onde está o fluxo da atenção”

 
Exercício:

The three blessings – As três bênçãos

Todos os dias antes de te deitares, regista num caderno três coisas positivas que aconteceram no teu dia e pelas quais estás grata. Se no início for difícil, vais ver que depois se torna num hábito.
 
 
 
 
 
 
Vera Braz Mendes
 
 

13 comentários:

  1. Vera

    Gostei muito, e ainda por cima tem a vantagem de estar apresentado de forma muito clara. Isso é bom, pois o assunto é complexo.

    Agradecido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António. Peguei nos 2 milhões de bytes porque é um número que cem através de um dos mais conceituados investigadores.... Mas já vi referencias a números com muito mais zeros... Seja qual for.... É enorme a quantidade de informação que fica de fora.... São infinitas as oportunidades que não vemos.

      Bj

      Eliminar
  2. Muito interessante! Obrigado por compartilhar. Onde se pode pesquisar mais sobre o assunto?
    Um abraço,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! Obrigada.

      Pode pesquisar na net, usando palavras chave como Pnl, NLP ou modelo comunicação da Pnl.

      Eliminar
    2. Em relação ao exercício das três bênçãos, para perceber melhor como nos ajuda a direccionar o foco, procure em psicologia positiva , martin selingman

      Eliminar
    3. Obrigado pelas dicas, Vera. Realmente gostei muito do artigo. Vou pesquisar mais sobre o assunto. Um grande abraço, Isabel

      Eliminar
  3. Vamos por partes Vera!!! Primeiramente boa noite!
    Segundo, o conto zen...amei!!! Já conhecia mas adorei reler....
    Terceiro... 134 bytes! Ai..não creio que nessa altura eu processe tanto! Mas enfim, nada compreendo disso! O que me veio na cabeça ao ler isto é como as pessoas precisam de números!!!
    Deixando toda e qualquer brincadeira de lado, eu adorei seu texto! Minha amiga, escreves muito bem! Parabéns.
    Um beijo doce...AH! e irei fazer o exercício antes de dormir. Aliás só durmo depois de agradecer por todo o meu dia... agora deixarei por escrito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah, ah, fizeste-me dar uma boa gargalhada!!! Os números nao interessam para nada a nao ser por-nos a pensar como estamos agarradinhos a uns meros 134 quando temos mais de 2 milhões de possibilidades.

      Bj grande

      Eliminar
  4. Gostei muito do texto.É mais uma ajuda para tentarmos ver outra coisa para além do que somos, para deixamos de ser formatados. Vou também fazer o exercício, na esperança que, aos poucos, o meu nível de consciência se vá modificando.
    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Biga! Obrigada. Penso que é mais uma coisa q nos ajuda a eliminar o q limita o q somos.

      Eliminar
  5. Olá Vera.grata pela informação.Será muito útil para mim.
    LUZES

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Vera,

    Li com muita atenção e adorei a forma como explica estas coisas da PNL. Tenho alguns conhecimentos desta área e adoro a temática.... mais por curiosidade, Estou, sempre que posso, a ler artigos e textos sobre a PNL. Acho que pode fazer muito por nós "seres" deste Universo tão vasto.
    Abraço,
    Sónia Teixeira

    ResponderEliminar