sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Peixes

Em Peixes somos convidados a mergulhar sem máscara no grande oceano da vida, onde tudo É e todos SOMOS.
Último signo do zodíaco, Peixes está sempre para além das palavras. As palavras são incapazes de traduzir o oceano do Tudo. O símbolo é dois peixes que nos fazem ter presente a dualidade. Dualidade emocional - entre o mistério da Vida, o insondável, inteligível…. Deus, e o medo que leva para o passado, para o vazio das águas não preenchidas de Caranguejo ou não transmutadas de Escorpião. Um peixe que nada para o passado, representando a matéria, e um peixe que nada para o futuro, representando o espírito. Em peixes a energia termina um ciclo e prepara-se para o seguinte. E quem tem energias fortes em peixes sente melhor do que ninguém esta sensação de que tudo tem um fim... ou não… Fronteira entre dois mundos que se mesclam, que se invadem, onde tudo se mistura - um prestes a terminar e outro quase a começar. Ficando neste limiar de não separação entre mundos, torna-se difícil construir uma estrutura psíquica estável e diferenciada. Símbolo da comunhão com o todo, exalta a compaixão, o amor incondicional, o Cristo. É o Servidor.
Signo mutável de água onde a grande sensibilidade é o dom que permite contactar o que de mais profundo e belo existe em nós - fé incondicional na vida, certeza no absoluto, de que Todos Somos Um. É impossível traduzir para o mundo concreto o que é intuído noutros níveis. Um mundo encantado que nos é revelado pela meditação e oração, e também pela arte, nas palavras, pincéis ou pautas musicais. Criatividade Divina. Sensibilidade é também a maior prisão. Quando não há fronteiras, a dor do mundo é sentida em cada célula. Numa personalidade integrada, temos a fusão da Alma e da forma, a personalidade torna-se um veículo conduzido pela Alma. É o homem espiritual consciente que É - o curador. Numa personalidade não integrada, o mundo pode tornar-se muito feio, um lugar onde não se é capaz de viver - é o mártir, a vítima, escapista dependente de pessoas e/ou químicos... porque não é capaz de carregar tal fardo. Caos emocional.
Os planetas regentes de Peixes são Júpiter e Neptuno. Júpiter expande emocionalmente e, muitas vezes, o que acontece é a necessidade de estímulos emocionais exteriores. Com Neptuno, a taça fica pronta a receber a água da vida... Mas é Plutão, regente da Alma, que possibilita a abertura de Neptuno. Plutão destrói o peixe do passado para o tornar mais receptivo – não ao psiquismo inferior, mas à Alma. O trabalho de Plutão é o caminho para a abertura e integração de Neptuno.
Peixes é vivência de aceitação, entrega, transcendência… Amor Incondicional.
 Ergamos o cálice, recebamos a Água, e entornemo-lo na nossa vida.
Frase da Personalidade: “Salvo no interior da matéria”
Frase  da Alma: “Eu deixo a morada do Pai e, regressando eu salvo-me”
Palavras-chave: Compassivo, fraterno, inspirado, sensitivo, musical, introspectivo, imaginativo.
Nostálgico, pessimista, desadaptado, passivo, evasivo, à mercê de sentimentos contraditórios.
Vera Braz Mendes

4 comentários: