domingo, 29 de dezembro de 2013

Preparando 2014


 


Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar, por isso, termos consciência do que está a ser proposto pode ser uma mais-valia extraordinária.

Esta lua nova coincide com o início do ano de 2014 pois vai ser no dia 1 às 11.15 am no grau 11 de Capricórnio. É um momento fantástico para darmos as boas vindas a 2014.

A abundância nasce da gratidão e, por isso, antes de prepararmos 2014, temos oportunidade de nos despedirmos de 2013, agradecendo. A melhor altura para o fazer, é durante a fase balsâmica da lua, ou seja, nos dois dias e meio que antecedem a lunação – segunda e terça-feira. Trazemos à consciência 2013, reflectindo sobre o que vivemos, o que aprendemos, quais foram os maiores desafios e as maiores conquistas, o que queremos que continue em 2014 e o que queremos deixar para trás. É um bom momento para reconhecer, aceitar, agradecer e “deixar ir” o que já não contribui para crescer - pensamentos, emoções, ressentimentos, comportamentos, relações, medos, padrões… - e que continuamos a manter na nossa vida. Que tal tirarmos uns minutos e ritualizar o momento? Acendendo uma vela... meditando... orando... escrevendo.... encerrando ciclos. Agradecemos o propósito que 2013 teve na nossa vida, deixando-o ir.


Depois da lunação (às 11.15 am de dia 1 de Janeiro) é então tempo de criar 2104, formular objectivos, lançar sementes, deixar entrar o novo na área de vida (casa astrológica) que abre com Capricórnio no nosso mapa e em relação aos planetas que trazemos em Capricórnio e à casa 10. Este é o momento para escolheres quem queres ser! Deixo um pouco do signo de capricórnio pelo  Jorge Lancinha
 
O arquétipo de Capricórnio está associado à conquista de sucesso e realização através do esforço e da perseverança. Sendo um signo do elemento Terra, por tal orientado para a dimensão prática e material, e do modo cardinal, que indica estímulo e iniciativa, poderemos afirmar que a função de Capricórnio é ser o impulsionador de estruturas concretas, é tomar a iniciativa e liderar no plano material. Como o elemento Terra é de todos o mais denso, comandar neste território implica o desenvolvimento de grandes capacidades de organização e disciplina, assim como de suportar o peso das estruturas que desta forma se vão criando. Não é por isso de estranhar a seriedade austera que vulgarmente se atribui a Capricórnio: a sua tarefa é de facto árdua e implica bastante encargo.

A personalidade daqueles que têm forte influência capricorniana no seu mapa natal (Sol, Lua ou Ascendente em Capricórnio, planetas na casa 10 ou grande domínio de Saturno) terá tendência para colocar bem alta a sua fasquia de realização pessoal, o que habitualmente se traduz por um grande investimento na carreira profissional. E Capricórnio ambiciona de facto realizar todo o seu potencial e alcançar o cume da montanha; traduza-se isto em reconhecimento por parte do colectivo, status social, poder económico, autoridade intelectual ou espiritual.

Mas para que se possa crescer em altura é necessário dispor de raízes sólidas que estruturem e suportem esse desenvolvimento, caso contrário não existe sustentação que permita a mínima solidez e estabilidade. É por isso que a personalidade capricorniana, apesar de bastante focada nos objectivos de realização profissional e externa, valoriza muito a família, o lar, ou outras manifestações de solidez emocional. Habitualmente as relações íntimas são abordadas com bastante seriedade e sentido de compromisso; a estabilidade e a durabilidade são adjetivos importantes para Capricórnio no que toca a relacionamentos (uma das manifestações mais evidentes será, por exemplo, o caso de alguém com Vénus em Capricórnio).”


Há variadíssimas formas de formular objectivos, muitas pessoas conhecem os objectivos SMART (específico, mensurável, atingivél, realista e "timed" datado), no entanto, vou deixar-vos algumas chaves para uma boa formulação de objectivos de acordo com a Programação Neuro Linguística.

 
Um objectivo, para ser bem formulado deve ter em conta algumas “regras” e depois deve ser escrito:

 1- Expresso de forma positiva e no presente (o que quero especificamente e não o que não quero)


 2- Iniciado e mantido por mim – (de que necessito para o realizar (recursos)? O que impede que o atinja agora (limitações)?

 
 3- Demonstrável através dos sentidos (como é que sei que o objectivo está a ser realizado? – O que ouvirei, sentirei e verei quando o objectivo se concretizar

4- Específico e contextualizado (Quando, onde e com quem estou quando o objectivo se realizar)


 5- Ecológico, i.e., congruente com os meus valores e com o meu meio ambiente.


 (Podemos fazer uma visualização tendo em conta todas estas “regras” pois, nada criamos que não consigamos visualizar)


 Nota: devemos também fazer as 4 perguntas clássicas cartesianas para controlar a ecologia do objectivo:

 - O que acontece se atingir o objectivo?

- O que não acontece se o atingir?

- O que acontece se o não atingir?

- O que não acontece se o não atingir?

 
Criando 2014

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar
irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
 
Fernando Pessoa
 

 

- Faz um inventário dos teus sonhos, o que queres Ser, Ter e partilhar em 2014

- Quando é que queres atingir os objectivos?

- Descreve as tuas metas para o próximo ano

- Confronta com as condições de formular objectivos

- Descobre os teus maiores recursos

- Descreve como tens de ser para atingir as tuas metas

- O que te impede de ser ou ter o que queres aqui e agora?

- Esboça um plano para realizar as tuas metas

- Que comportamentos, crenças, qualidades, recursos, precisas? Imagina-te a receber conselhos

- O que significam todas estas metas para ti?

Esboça o teu dia ideal, o ambiente ideal.

 

Escreve, desenha….

 

 

 Deixo aqui algumas afirmações de Louise Hay que podemos usar:


Eu liberto-me de toda a resistência à plena expressão da minha criatividade.
Estou sempre em contacto com minha fonte criativa.
Crio com facilidade quando deixo os meus pensamentos partirem da fonte de amor que é meu coração.
Faço algo novo, ou pelo menos diferente, todos os dias.
Sempre é tempo para expressar a minha criatividade em qualquer área que eu escolher.
Sei que sou capaz de criar milagres na minha vida.
Sinto-me bem quando me expresso das mais variadas formas criativas.
Sou um ser único: especial, criativo e maravilhoso.
Canalizo os meus talentos criativos para qualquer coisa que me dê prazer.
A chave para a criatividade é saber que o meu pensamento cria as minhas experiências. Uso esta chave em todas as áreas da minha vida.
Penso com clareza e expresso-me com facilidade.
Estou a aprender a ser mais criativo a cada dia.
Estou a descobrir talentos que não sabia que possuía.
O Meu trabalho permite que eu expresse os meus talentos e habilidades, e eu gosto de usá-los.
O Meu potencial é ilimitado.
A minha criatividade inata surpreende-me e encanta-me
Estou em segurança e realizo-me em tudo o que faço.

A vida nunca está imobilizada, pois cada momento é sempre novo e original.
O Meu coração é o centro da minha força. Sigo meu coração.
Sou uma expressão alegre e criativa da Vida.

 

Tem um 2014 absolutamente luminoso. BRILHA!

 


 Vera Braz Mendes

 

3 comentários:

  1. Grato pela partilha.
    ótimo texto
    que 2014 não seja apenas mais um ciclo, mas que seja aquele ciclo, há muito esperado!

    ResponderEliminar