quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lua Nova de Touro - Eclipse Solar




A próxima lua nova será no grau 20 de Touro, na Sexta 10 de Maio à 1.30h a.m (hora de Lisboa). Esta lua nova coincide também com um eclipse anelar do sol.

 
 
 
 
Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar, por isso, termos consciência do que está a ser proposto pode ser uma mais valia extraordinária.

"O relacionamento do sol e da lua desenrola-se de acordo com um padrão ondulado de aumento e diminuição da luz, ou separação e retorno da lua para o sol. O ciclo começa na lua nova, quando a lua está perdida no brilho do sol." In O ciclo de Lunação - Dane Rudhyar

Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o arquétipo base para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo. Na lua nova um novo ciclo de experiência começa, por isso, é um bom momento para rever os nossos compromissos e estabelecer objectivos.

Assim, a cada lua nova, temos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É altura de lançar sementes. Podemos, nessa altura, estabelecer objectivos de acordo com o simbolismo de Touro e de acordo com a casa (experiência) onde Touro aparece no nosso mapa. Podemos aproveitar a energia libertada pela lua nova para reflectirmos sobre o que desejamos ver manifestado na nossa vida, empreender novos começos e tomar decisões sobre o que queremos que termine.


 “A energização da casa onde a Lua Nova está posicionada pode oferecer o potencial de renovação nesta esfera particular de vida, seja de estimulação de acções ou decisões esclarecidas, ou de conscientização do seu significado na vida individual. (…) É uma fonte de energia profunda dentro de nós à qual podemos recorrer, e se o fizermos, teremos maior probabilidade de alcançar sucesso nos objectivos associados ao planeta em aspecto. (…) A activação de planetas natais pelos aspectos com a lua nova é muito importante, especialmente os contactos de conjunção, quadratura e oposição, quando as tendências, qualidades e potenciais dos planetas natais envolvidos são activados em vitalidade renovada.” (In A Rainha da Noite – Explorando a Lua Astrológica – Haydn Paul.)


A Lua Nova é um bom momento para reconhecer, aceitar e “deixar ir” o que já não contribui para crescer - pensamentos, emoções, ressentimentos, comportamentos, relações, medos, padrões… - e que continuamos a manter na nossa vida. Que tal pararmos por uns minutos e ritualizarmos o momento? Acendendo uma vela... meditando... orando... escrevendo.... , por exemplo, elaborar uma lista do que necessita ser transformado ou finalizado na nossa vida... encerrando ciclos. Agradecemos o propósito que a experiência teve na nossa vida, afirmamos que já "não precisamos" dela e libertamo-la queimando a lista.

Depois de ter aberto “espaço”, aproveitemos então a energia da lua nova. É tempo de formular objectivos, lançar sementes, deixar entrar o novo na área de vida (casa astrológica) que abre com Touro no nosso mapa e em relação aos planetas energizados pela Lua Nova. Este é o momento para escolheres quem queres ser!

 
Esta lua nova coincide com um eclipse anelar do Sol, ou seja, a Lua, que fica entre a Terra e o Sol, não oculta completamente o Sol o que faz com que fique visível uma espécie de anel de fogo à volta da Lua. Embora o eclipse não seja visível em Portugal e por isso a sua acção seja mais efectiva nas partes do globo onde vai ser visível, o seu simbolismo, ao nível do processo pessoal de cada um de nós mantém-se. Num eclipse solar, deixamos de ver o Sol por alguns momentos, ele é eclipsado pela Lua e, simbolicamente, é como se não nos pudesse guiar, como se por uns momentos a luz nos fugisse. A Lua representa o passado e por isso, é um bom momento para revermos o que temos de deixar para trás, o que não nos faz mais falta e está a servir de entrave para prosseguirmos no Caminho. É um bom momento para contactar com medos escondidos, bloqueios, padrões que nos limitam.

Muitas vezes, um eclipse é um momento difícil e, a sua influência, dependendo do que “eclipsa” no nosso mapa, pode fazer-se sentir por vários meses (depende da duração real do eclipse).

É uma oportunidade para consciencializarmos que, embora não tenhamos o Sol, a luz para nos guiar, temos e teremos sempre um Sol, uma luz interna com a qual podemos entrar em contacto. Um eclipse solar estimula-nos a emanar a nossa própria Luz, aquela que está sempre disponível no nosso interior. Sendo em Touro, temos de aprender a lidar com o limite das formas e transcendê-las. É uma oportunidade para tomarmos consciência de como as nossas necessidades de segurança limitam a realização do nosso potencial criativo… a que formas de pensamento, crenças, pessoas, coisas… estamos tão agarrados que não permitimos a entrada do novo. Touro é a compreensão da vida como manifestação da substância. Na terra ou em nós, os campos são férteis e os solos esperam a manifestação da vida. Utilizar os recursos, quer exteriores, quer interiores exige sabedoria e um senso claro de propósito. Sem propósito e valores a suportá-lo, caímos na grande ilusão.


Os limites e as formas que Touro constrói para proteger seu próprio eu, o seu sentido de segurança, as suas posses e seu conforto, são destruídos em Escorpião. Escorpião aprende que a evolução não permite estagnação ou apego. Em escorpião aprendemos que evolução é regeneração constante, morte e renascimento constantes. Em escorpião encontramo-nos com as forças da morte e da vida.  É a conquista dos desejos, utilizando os recursos num propósito mais elevado. Um senso de segurança que não vem do amor à matéria mas da capacidade de nos amarmos, amarmos os outros e amarmos o Planeta. É a abertura do Terceiro Olho, o olho iluminado do Touro. Como o elefante, chegou a altura de nos libertarmos das correntes que nos prendem.

Símbolo sabeu para esta lua nova – A Lua nova e eclipse serão no grau 19º 31 de Touro. Deixo os dois graus.


19 Touro

 
“Um novo continente surge no Oceano

 
Ideia básica: O surgimento de uma nova potencialidade depois da crise.


O símbolo requer muito poucos comentários. Depois de esvaziada a mente, tendo a luz sido chamada para purificar a consciência liberta de apegos e contaminações, pode surgir uma nova libertação de energia a partir do infinito oceano de potencialidades, o ESPAÇO Virgem. Para que essa energia será usada?

Como este é um símbolo do quarto estágio, nele encontramos a sugestão do modo de abordar toda a nova fase da vida que tenha sido não apenas objecto de esperança, como também confirmada em termos concretos. A “técnica” consiste simplesmente em permitir que o Potencial Infinito opere numa ESPONTANEIDADE irrestrita. Isto significa alcançar um estado no qual o ego consciente e racional já não se configura como factor controlador

 

20 Touro

“Grupos de nuvens em forma de asas fluem céu fora

Ideia básica: A consciência das forças espirituais em actividade.

Toda a emergência de potencialidades da vida a partir das profundezas do vasto Inconsciente recebe como resposta a actividade espiritual de forças supraconscientes num tipo cósmico de antifonia. O indivíduo que deu um novo passo em sua evolução deve buscar a “Assinatura” dos Poderes Divinos, para ter seu progresso confirmado. Ela pode revelar o significado do que vem a seguir. As “nuvens em formas de asas” também podem simbolizar a presença de seres celestiais (devas, anjos), abençoando e revelando com subtileza a direcção a seguir, a direcção do “vento” do destino.

Este é o quinto estágio da décima sequência quíntupla. Ele conclui o processo, depois de cuja experiência o individuo deve sentir-se estabelecido de maneira mais segura na sua própria natureza original, recebendo as BÊNÇÃOS de forças sobrenaturais.”

 

Dane Rudhyar in Uma Mandala Astrológica.

 
 

Vera Braz Mendes

2 comentários:

  1. Boa tarde Vera querida!
    Pois então...ao ler seu texto eu sinto que estou mesmo vivenciando um grande novo momento... e sei igualmente que tem um entrave que não quer ir embora... mas vai hoje!...
    O que me dá a certeza disso é o 20° do símbolo sabiano em Touro.
    Muito bom seu texto. Bom porque compreendi perfeitamente tudo!
    Beijão. Agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que vá Astrud! Que vá embora hoje. :-)

      Obrigada

      Bj

      Eliminar