quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Luz e Sombra

Luz e Sombra


Depois do texto sobre Escorpião e com o eclipse a aproximar-se, nada melhor do que recuperar esta metáfora que postei há alguns meses

 
 
 
 
“Cativado pela história do ancião sobre essa grande batalha interior, o menino puxou a tanga do avô e perguntou, ansioso, "Qual dos dois lobos vence" E com um sorriso cheio de sabedoria e uma voz firme e forte, o cacique diz, "Os dois, filho. Se eu escolho alimentar só o lobo branco, o preto ficará à espreita, esperando o momento em que eu sair do equilíbrio ou ficar ocupado demais para prestar atenção às minhas responsabilidades, e então atacará o lobo branco e causará muitos problemas para mim e para a nossa tribo. Ele viverá sempre com raiva e lutará para atrair a atenção pela qual tanto anseia. Mas, se eu der também atenção ao lobo preto, compreendendo a sua natureza, se reconhecê-lo como a força poderosa que ele é e deixá-lo saber que eu o respeito pelo seu carácter e o usarei para me ajudar se um dia eu ou a tribo estivermos em apuros, ele ficará feliz, e o lobo branco ficará feliz também, e ambos vencerão. Todos venceremos".

Sem entender muito bem, o menino perguntou, "Não entendi. Como é que os dois lobos podem ganhar?"

O cacique continuou a explicação: "filho, o lobo preto tem muitas qualidades importantes que eu posso precisar, dependendo das circunstâncias. Ele é determinado, e não se deixará subjugar nem por um segundo. Ele é inteligente, astuto e capaz dos pensamentos e estratégias mais tortuosos, o que é importante em tempos de guerra. Ele tem os sentidos aguçados e superiores que só aqueles que olham através da escuridão podem apreciar. No meio de um ataque, ele poderia ser o nosso maior aliado".

O cacique então tirou da sua bolsa alguns pedaços de carne e colocou-os no chão, um à direita e o outro à esquerda. Ele apontou para a carne e disse, "À minha esquerda está a comida para o lobo branco e à minha direita está a comida para o lobo preto. Se eu optar por alimentar os dois, eles não lutarão mais pela minha atenção, e eu poderei utilizar cada um deles como precisar. E como não haverá guerra entre eles, poderei ouvir a voz da minha sabedoria profunda e escolher qual dos dois me pode ajudar melhor em cada circunstância. Se a tua avó quer uma carne para fazer uma refeição especial e eu não cuidei disso como deveria, posso pedir para o lobo branco me emprestar a sua magia e consolar o lobo preto da sua avó, que estará zangada e faminta. O lobo branco sempre sabe o que dizer e me ajudará a ser mais sensível às necessidades dela”.

“Se compreenderes que existem duas grandes forças dentro de ti e respeitar ambas igualmente, as duas ganharão e haverá paz. A paz, meu filho, é a missão dos Cherokee — o propósito supremo da vida. Um homem que tem paz dentro de si tem tudo. Um homem dividido pela guerra em seu íntimo não tem nada. Tu és um jovem que precisa escolher como vai lidar com as forças opostas que vivem no teu interior. A tua decisão determinará a qualidade do resto da tua vida. E quando um dos lobos precisar de atenção especial, o que acontecerá às vezes, não terás do que te envergonhar; poderás simplesmente admitir isso para os anciãos e conseguirás a ajuda que precisas. Quando isso for de conhecimento público, aqueles que já travaram essa mesma batalha podem oferecer-te a sua sabedoria".

 

Luz e sombra.
 
 
Vera Braz Mendes

4 comentários:

  1. Obrigada pela partilha não há duvida que o teu caminho é levar a palavra onde ela for necessária e neste momento ambos os meus lobos te agradecem.

    ResponderEliminar
  2. Lindo.Gostei muito. Para pensar bem. É o que irei fazer.

    ResponderEliminar
  3. Amei... já conhecia Vera, mas foi bom reler.
    Na realidade este tema vem nos rondando. Publiquei por estes dias o Poder do Silêncio, que nada mais é do que conseguir estar no centro, "centrado", no ponto onde estamos completamente em paz. Desse ponto podemos enxergar o todo...amá-lo e respeitá-lo sem nos perturbar...alimentar os dois lobos!!!!Alimentar o aspecto divino e o humano/animal!!!
    Agora ainda me lembrei de um ensinamento de Saint Germain que diz que devemos viver como uma criança... que sorri ao estar feliz ,em seguida fica zangada a pleno e chora lavando a raiva, novamente sorri e nem se lembra mais da raiva...
    Amei...vou usar este seu post para o meu já tradicional BOM DIA ALEGRIA.
    Mais beijos...agradecidos.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar