sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Eclipse Solar – Tiro aos Patos

 
Eclipse Solar – Tiro aos Patos
 
 

 

A próxima lua nova e eclipse solar, será no dia 13 de Novembro às 22:07h no grau 22 de Escorpião. O Eclipse poderá ser visto na Austrália e no sul do Oceano Pacífico.

Cada lua nova dá-nos a oportunidade de nos alinharmos com a energia que está a ser libertada. É o início de um novo ciclo e, portanto, uma excelente oportunidade de estabelecermos objectivos de acordo com o que o Céu propõe. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar, por isso, termos consciência do que está a ser proposto pode ser uma mais valia extraordinária.
 
Nesta lua nova há um eclipse total do Sol, ou seja, a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocultando o Rei por alguns minutos. Num eclipse solar, deixamos de ver o Sol por alguns momentos, ele é eclipsado pela Lua e, simbolicamente, é como se não nos pudesse guiar, como se por uns momentos a luz nos fugisse. A Lua representa o passado e por isso, é um bom momento para revermos o que temos de deixar para trás, o que não nos faz mais falta e está a servir de entrave para prosseguirmos no Caminho. É um bom momento para contactar com medos escondidos, bloqueios, padrões que nos limitam, no fundo, fazer o trabalho de escorpião – transmutar, alquimizar.

Muitas vezes, um eclipse é um momento difícil e, a sua influência, dependendo do que “eclipsa” no nosso mapa, pode fazer-se sentir por vários meses (depende da duração real do eclipse).

É uma oportunidade para consciencializarmos que, embora não tenhamos o Sol, a luz para nos guiar, temos e teremos sempre um Sol, uma luz interna com a qual podemos entrar em contacto. Um eclipse solar estimula-nos a emanar a nossa própria Luz, aquela que está sempre disponível no nosso interior. Sendo em Escorpião em conjunção ao nódulo norte e estando Saturno em Escorpião, será uma oportunidade de encontrar tesouros escondidos, vivermos o poder da verdadeira Vontade, assumindo responsabilidade pela limpeza e purificação das nossas águas. Um momento para viver a verdade de cada um na certeza que somos apenas uma parte de um Todo e, enquanto parte, temos a essência do Todo.

Na lua nova de Escorpião podemos estabelecer objectivos de acordo com o simbolismo de Escorpião e de acordo com a casa (experiência) que abre com Escorpião no nosso mapa, ou seja, com a parte de nós ou a área de vida que precisa de regeneração.

 

Podem aceder ao texto sobre Escorpião Aqui


Como de costume, deixo-vos o símbolo sabeu para esta lua nova, o grau 22 de Escorpião.

Grau 22 de Escorpião


“Caçadores atirando em patos selvagens

Ideia Básica: A libertação, socialmente aceite, dos instintos agressivos de um indivíduo ou de um grupo.

Este símbolo enfatiza claramente a socialização dos instintos primitivos do homem de acordo com um ritual cultural. A caça social é uma válvula de escape sazonal regulamentada para a agressividade masculina – uma forma de libertar as pressões emocionais acumuladas em seres humanos nos quais as compulsões animais e os valores biosféricos ainda são fortes.

Neste símbolo (…) a sociedade aceita voluntariamente – e ao aceitar, ritualiza e, até certo ponto, refina – a agressividade inerente à maioria dos indivíduos. As palavras-chave são socialização dos instintos”. In Uma Mandala Astrológica – Dane Rudhyar


A pergunta que me apetece fazer é… quem é/são os caçadores e quem é/são os patos? Socializar os instintos não é transmutá-los. E que escapes são utilizados num tempo como o que vivemos hoje? Um tempo de crise profunda em todos como sociedade e em cada um. Que escapes servem para libertar as pressões emocionais acumuladas? Na Europa vemos uma panela de pressão quase a rebentar… emoções acumuladas a terem como escape manifestações anti-governo cada vez mais agressivas… Será assim? Ou será que a “cura” vem pela capacidade que cada um de nós tem, ou não, de assumir a responsabilidade pela sua própria cura, da sua auto-cura, responsabilidade pela transmutação das águas escorpiónicas, aceitando o Todo na parte. Como na história Cherokee do lobo preto e do lobo branco, será que compreendemos que existem duas grandes forças dentro de nós e se respeitarmos ambas igualmente haverá paz, integração? e que "Um homem que tem paz dentro de si tem tudo. Um homem dividido pela guerra em seu íntimo não tem nada. Tu és um jovem que precisa escolher como vai lidar com as forças opostas que vivem no teu interior. A tua decisão determinará a qualidade do resto da tua vida. E quando um dos lobos precisar de atenção especial, o que acontecerá às vezes, não terás do que te envergonhar; poderás simplesmente admitir isso para os anciãos e conseguirás a ajuda que precisas. Quando isso for de conhecimento público, aqueles que já travaram essa mesma batalha podem oferecer-te a sua sabedoria". Não reconhecer, aceitar, integrar o lobo preto, faz com que o seu poder aumente e apareça descontrolado, faminto causando destruição.

 

 

Vera Braz Mendes

 

8 comentários:

  1. Mesmo profundo tudo isso Vera.
    Ainda estou acordada e sem sono nenhum matutando a respeito de toda essa conversa.
    Na minha sincera opinião o todo só será curado a partir da cura de cada um...
    Parabéns! adorei seu texto mais uma vez e irei matutar mais um pouquinho:

    “Caçadores atirando em patos selvagens

    Ideia Básica: A libertação, socialmente aceite, dos instintos agressivos de um indivíduo ou de um grupo."

    Intenso!!!!

    Beijo grande e tenha uma boa noite.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Vera,

    Vim muito mais cedo para o computador [habitualmente é por volta das 10 e hoje são 8h12] para aplaudir este texto.

    Intenso, bem explicado, de acordo com a natureza de um eclipse, pois algo desaparece da vista.

    Publicar 2 textos em 1 só dia é obra. Parabéns, Vera.

    Vou já partilhar.

    ResponderEliminar
  3. Muito lúcido Vera o teu texto, vou ficar a refletir sobre ele. Deus te abençoe.
    Mas, entrando na conversa da Astrid, acho que o momento presente nos exige mais do que a cura individual, já que somos muito produto de todo o paradigma vigente que se encontra em um beco sem saída.

    Acho que cada vez mais, Astrid, está chegando a hora da reinvenção (uma forma de cura) do paradigma que nos sustenta. Me parece que todos nós, enquanto partes integrantes do paradigma que está aí, estamos com todas as nossas forças procurando segurá-lo para que não despenque, mas apesar disso já o vemos roto aqui e ali, como que fugindo ao nosso controle a capacidade de controlá-lo.

    Aliás, vejo cada vez mais que esse nosso modo de querer tudo sob controle é parte essencial do que está por ruir. O novo pra mim, cheira o acolhimento da Complexidade da imensa teia da Vida, que é muito maior do que nós.

    Um bom dia pra vcs.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, minha querida amiga!!!! Este eclipse me pega fundo na alma. Acontecerá na minha casa 12, conjunto a Netuno e Nodo Sul... Estou fechado pra balanço. rsrsrs Gratíssimo pelo belo texto, há muito o que sentir e refletir.
    bjosssss

    ResponderEliminar
  5. Vera, assim como o texto Cherokee, esse é valioso. estou muito feliz por tê-la conhecido e ao seu trabalho, que flui de forma suave mas firme.
    abraços,
    edi cavalcante

    ResponderEliminar
  6. Marcelo e Edi, muito obrigada pelas palavras.

    ResponderEliminar